Foto:
Divulgação/Infraero
Na
comparação com os quatro primeiros meses de 2018, alta foi de 12%
O
Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) encerrou o primeiro
quadrimestre deste ano com alta de 12% na movimentação de
passageiros. Foram 982.074 embarques e desembarques, 105,9 mil a mais que os
876.128 viajantes computados nos quatro primeiros meses de 2018.
No
mesmo intervalo, o terminal recebeu mais de 12.365 pousos e decolagens, aumento
de pouco mais de 3% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando
foram registradas 11.945 aeronaves.
Para
o superintendente do Eduardo Gomes, Odone Bizz,
os números positivos se devem, entre outros fatores, à melhora da
economia, ao crescente turismo ecológico na região, além de novas frequências
de voos. O gestor também lembrou que o terminal amazonense foi apontado pela
pesquisa Aeroportos + Brasil 2019 como o melhor do ano passado na categoria de
até 5 milhões de passageiros processados por ano. “Estamos
trabalhando para manter o posto de melhor aeroporto da categoria de até 5
milhões de passageiros/ano, aprimorando fluxos e processos para proporcionar,
cada vez mais, um atendimento fundamentado em excelência”, disse.
Com
capacidade para receber 18,2 milhões de passageiros por ano, o aeroporto
de Manaus movimenta, diariamente, cerca de 8 mil passageiros. Atualmente,
oito companhias aéreas operam no terminal: cinco domésticas (Latam, Gol, Azul,
Map e Total Linhas Aéreas) e três internacionais
(American Airlines, Avior e
Copa Air Lines), que
ligam Manaus a 11 destinos no Brasil e a quatro no exterior
- Miami, Buenos Aires, Cidade do Panamá e Barcelona, na
Venezuela.
Situado
a 15 km do centro da cidade, o terminal oferece aos passageiros 88
estabelecimentos dos mais variados segmentos, como lojas de artesanato e
produtos típicos da região, bijuterias, locadoras de veículos, lanchonetes,
agências de câmbio e turismo, banca de revistas e caixas eletrônicos. Os
usuários também encontram um terminal acessível, com banheiros e telefones
adaptados e equipamentos que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros
com necessidade de assistência especial.
Alta
na Rede Infraero
Mais
de 28 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos administrados pela
Infraero nos quatro primeiros meses do ano. O volume é 4% superior ao fluxo
registrado no mesmo período de 2018, quando foram aferidos 27,5 milhões de
embarques e desembarques.
Para
garantir a fluidez nas operações, a Infraero realiza uma série de iniciativas
em todos os aeroportos da Rede, como manutenções preventivas em equipamentos –
esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros. Além disso,
os “amarelinhos”, funcionários identificados pelo colete amarelo que
estampa a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”,
estão sempre de prontidão nos saguões e áreas públicas para tirar dúvidas sobre
horários de voos, portões de embarque e fazer outros esclarecimentos. Nos
balcões de informações da Infraero as equipes também estão preparadas para
orientar os viajantes.
Com informações de assessoria da Infraero
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