ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Indigenas Kanamary aguardam presença de autoridades federais para negociação sobre Sesai em Atalaia do Norte (AM)

15/01/2018, segunda-feira

Foto: Sidmar Ferreira

Atalaia do Norte (AM) - Falando ainda da invasão na Secretaria especial de saúde indígena (Sesai), lideranças da etnia Kanamary, continuam em posse do prédio invadido desde sexta-feira dia (12/01), onde comunicaram que se reuniriam com outras lideranças para discutir um rumo para o impasse. Só que mudaram de ideia, e resolveram não mais se reunir, alegando que na reunião não haveria consenso entre outros líderes.

Resolveram decidir um posicionamento entre líderes Kanamary. Os lideres Kanamary irão continuar com a posse do prédio, até que o secretario da Sesai, Marco Antônio Taccolini, BSB e Ministério Público Federal, compareçam para discutir uma solução.

Para Analimar Dias Castelo Branco, “Jorge Duarte, deslegitima a manifestação indígena, que é legitima e legal”, disse.

As negociações continuam hoje segunda-feira dia (15/02).

O Coordenador do Dsei/Vale do Javari, Jorge Oliveira Duarte, na sua página do Facebook, publicou nota, no mesmo dia da invasão, onde repudia a invasão da sede da Sesai em Atalaia do Norte. Jorge Oliveira Duarte, ressalta que a invasão tem conotação política. Além de oficio assinado pelo presidente do Condisi, Aldair Pereira Reis Kanamary, ao senhor Ricardo José Magalhães Barros, Ministro de estado da Saúde e Marcos Antônio Tacolini, Secretário especial de Saúde Indígena, na cidade de Brasília. No oficio, Aldair, relata acontecimentos, onde os envolvidos na invasão participaram.

Confira abaixo a nota e o oficio:

"Prezados,

Pelo presente, informo, anexo, ofício produzido pelo CONDISI – JAVARI que em uníssono os conselheiros e o Presidente apresentam suas manifestações e considerações acerca da ocupação ao prédio do Dsei-Javari, ocorrido no último dia 12/01/2018.

Ressalto que a referida mobilização tem o caráter político. Haja vista que seus mentores são publicamente conhecidos como sendo: o atual presidente da Câmara Municipal de Atalaia do Norte-AM, vereador Adelson Saldanha, seu chefe de gabinete, Jader Franco Comapa, o antropólogo e ex - prestador de serviço do Dsei, Analimar Dias Castelo Branco, por motivo justo recentemente destituído da função pública, e Heródoto Jean de Sales, todos ligados ao Partido dos Trabalhadores.

Conforme depreende da comunicação do CONDISI, historicamente o grupo do ex- gestor Heródoto tem intentado diversas vezes denegrir a imagem desta Secretaria com o intuito claro de voltar a gerir a SESAI, por razões republicanamente desconhecidas.

Note que tais práticas obstam os trabalhos da Administração Pública, ensejando a intervenção do Poder Público, sem prejuízo das responsabilizações a quem tem dado causa ao prejuízo do ente público.

No dia de ontem 11/01/2018 diante da eminente ocupação ao prédio público e esbulho dos servidores do DSEI-Javari, expedi comunicação à Policia Federal com intuito de garantir a ordem e o interesse público. Todavia, sem sucesso.

Assim, compartilho com vossas senhorias o entendimento dos povos indígenas do Vale do Javari com intuito de salvaguardar o patrimônio, o interesse da coletividade e a finalidade pública do Dsei-Javari.

Atalaia do Norte-AM, 12 de janeiro de 2018.

Jorge Oliveira Duarte
Coordenador Regional do Dsei-Javari"

Blog Jambo Verde


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários