Foto: Divulgação/Infraero
Os aeroportos administrados pela Infraero
já estão preparados para a movimentação da alta temporada. Entre os dias 15/12/17
e 19/2/18, os 59 terminais da empresa deverão receber 21,9 milhões de
passageiros, entre embarques e desembarques. Este número é 4,67% superior ao
movimento realizado entre 15/12/16 e 19/2/17, quando 20,9 milhões de pessoas
chegaram e partiram nos mesmos terminais.
A estimativa leva em conta a oferta de
assentos das empresas aéreas para o período e orientou um plano de ação que vai
garantir a fluidez, o conforto e a segurança de quem vai viajar de avião.
As ações começaram em novembro, quando as
atividades de manutenção preventiva priorizaram equipamentos como esteiras de
embarque e desembarque de bagagens, sinalização de pista, pontes de embarque,
escadas rolantes, raios-x e detectores de metal, entre outros. "Esse
cuidado preventivo vai garantir que passageiros, companhias aéreas e demais
clientes dos nossos aeroportos tenham viagens tranquilas, sempre levando em
conta as diversas características dos nossos aeroportos", afirma o
presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.
O monitoramento dos aeroportos também será
reforçado com supervisores em todas as etapas de embarque e desembarque e eles
terão capacidade de atuarem na correção de qualquer situação que possa
prejudicar as operações. Além deles, equipes de limpeza e manutenção vão atuar
com uma frequência maior, com destaque para os horários de maior movimento,
garantindo que a demanda seja bem atendida.
Convergência
As operações nos aeroportos de Congonhas,
Santos Dumont, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus
serão coordenadas pelos Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA)
localizados nestes terminais. O objetivo é gerir o funcionamento das
instalações em tempo real, conceber e implantar medidas para melhorar o fluxo operacional
do aeroporto e aprimorar o atendimento aos passageiros e aeronaves nas 24 horas
do dia.
Participam do CGA representantes da
Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita
Federal, Vigilância Sanitária, Vigilância Agropecuária e companhias aéreas. A
gestão ocorre de maneira compartilhada, baseada nas informações e recursos
disponibilizados pelos integrantes do Centro. "Essa convergência de
agentes que atuam no aeroporto permite à Infraero detectar necessidades diferenciadas
de cada terminal com antecedência, garantindo a melhor solução, sempre de
acordo com a realidade de cada local", explica o superintendente de
Gestão da Operação, Marçal Goulart.
Nos demais aeroportos, a coordenação é
feita pelo Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional (Nago). Localizado em
Brasília, ele monitora todos os aeroportos da Infraero e alinha ações para
assegurar que todas as etapas da operação de um aeroporto tenham fluidez e
segurança.
Com informações de assessoria da Infraero
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