Foto: IFAM/Divulgação
Curso de extensão
levou o tema “Ciência lúdica na tríplice fronteira” a 30 profissionais de
educação
Tabatinga (AM) - 30 profissionais de
educação da rede municipal de ensino do município de Tabatinga, localizado na
fronteira do Brasil com Peru e Colômbia, participaram do curso de extensão
“Ciência lúdica na tríplice fronteira”.
A iniciativa é uma ação do projeto PIBEX “O
uso de ferramentas lúdicas para o ensino de ciências naturais e suas
tecnologias”, sob a coordenação da professora Ma. Roberta Silva de Souza
Santana e do Psicólogo Esp. Rui André Ribeiro, que traz como principal objetivo
promover junto aos docentes o desenvolvimento e aplicação de estratégias e
ferramentas lúdicas para o ensino, em suas áreas de atuação, com intuito de
facilitar a relação professor-aluno e promover o envolvimento dos discentes,
criando a possibilidade de aprendizado significativo, com o uso de metodologias
que fomentam competências como o trabalho em equipe, a competitividade, o
engajamento e a fixação dos conteúdos estudados.
O projeto de extensão é a continuidade de
um projeto de iniciação científica iniciado em 2015, intitulado “Quimicando”
que traz como proposta principal o desenvolvimento e uso de estratégias lúdicas
para o ensino de Química junto aos discentes dos cursos técnicos nas
modalidades de ensino integrado e subsequente do campus Tabatinga, coordenado
pela Profa. Roberta Santana e pelo Psicólogo Rui André.
Participaram da equipe de planejamento e
execução da ação os docentes: Professor Dr. Maurício Papa de Arruda, Professora
Esp. Lilian Aparecida dos Santos das Mercês Melo, além dos discentes: Ana
Gabriele, Gabrielle Victória, Helena Moura, Mariani Marques, Nataniel Marin
(Egresso), Paula Caldas, Rafaela Barbosa e Silas Muraiare.
De acordo com a profa. Roberta,
coordenadora do evento, o objetivo do projeto foi proporcionar o compartilhamento
de atividades lúdicas utilizadas no IFAM Campus Tabatinga com profissionais de
educação do município. “A participação de diretores e apoio pedagógico no
curso, indica a possibilidade de um despertamento para que se estabeleçam
políticas educacionais que apontam para práticas ludopedagógicas. Dessa forma
somando-se aos esforços individuais dos docentes, construindo a sinergia entre
direção, coordenação e docência.”
Alguns profissionais de educação que participaram do curso de extensão expuseram suas percepções e sentimentos acerca da experiência. Segundo o professor de Ciências da Escola Ambrósio Bermeguy, Wagner Rodrigues Fonseca, “o curso foi satisfatório, pois para mim, teve como função fomentar novas ideias através das atividades lúdicas que configuram estratégias para o aprendizado dos conteúdos estudados”.
A equipe organizadora do projeto demonstrou
grande satisfação com a realização das ações propostas e ressaltou o
envolvimento do grupo e a importância das parcerias que viabilizaram o
planejamento e execução do projeto, tais como a PROEX que cumpre com seu papel
de fomento às ações de extensão, a INFRAERO que cedeu o auditório e
proporcionou local de fácil acesso para realização do evento, a SEMED que
articulou junto às instituições de ensino do Município para que os
profissionais de educação pudessem participar da capacitação e a Direção Geral
do campus que possibilitou a aproximação e parceria com a SEMED.
O evento foi nos dias 23, 24 e 25 de agosto
passado.
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