ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Educação: Encceja 2017 – Saiba como garantir o Certificado do Ensino Médio!

03/07/2017, segunda-feira


Encceja 2017 - Saiba como garantir o Certificado do Ensino Médio! Confira como concluir o ensino médio através do Encceja. Inscrições Encceja 2017! Provas com datas marcadas, serão em Setembro (Exterior) e Outubro (Brasil). (Inscrições para o Exterior começam hoje, dia 3 de julho).

O Ensino Médio está passando por uma série de reformulações em todo o Brasil. Entre as mudanças que impactam de forma direta grande parte da sociedade, está a mudança nas regras da obtenção do Certificado de Ensino Médio. Uma das melhores opções voltará a ser o Encceja 2017.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixará de fazer parte da lista de testes que garantem o certificado. A partir de 2017, os Enem não vale mais como certificado de conclusão do Ensino Médio. Mas ainda existem algumas opções para quem pretende garantir este nível de educação formal.
Encceja 2017

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame totalmente gratuito de participação voluntária que oferece aos jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior a oportunidades de finalizar os estudos.

O Encceja é, em suma, um exame que deve verificar as habilidades, competências e saberes obtidos através do processo de escolarização – ou em processos formativos. Isto é, a função dos teste é, também, verificar o desenvolvimento dos candidatos em âmbitos diferentes, como foi sua educação formal em ambiente familiar, no trabalho e em diferentes organizações da sociedade.

ncceja Resultado

O Encceja resultado é capaz de certificar todos os interessados em garantir um certificado de conclusão de Ensino Médio, assim como interessados em certificado de Ensino Fundamental.

O Exame Nacional de Ensino Médio, entre 2009 e 2017, era o exame responsável pela certificação de ensino médio. O Encceja, nesse período, ficou responsável apenas por certificação de ensino fundamental no Brasil – no exterior ainda era possível usar o testa para ambos os níveis.

Com as recentes mudanças do Novo Enem 2017, o Encceja volta a ser uma das principais maneiras de garantir ambos os certificados – variando sempre de acordo com as regras de cada região específica que aplica os exames.
Encceja Inscrição

Ninguém é obrigado a fazer a Encceja Inscrição. Ela é voluntária e totalmente gratuita e os exames são voltados para todos jovens e adultos que residem no Brasil ou no exterior e que, dentro da idade própria, não terminaram seus estudos.

Existem alguns pré-requisitos para fazer a inscrição no Encceja. É necessário, por exemplo, ter idade mínima de 15 anos – na data da realização das provas – para garantir certificação de nível Fundamental. Essa idade aumenta para 18 anos quando falamos da conclusão do Ensino Médio para quem mora no exterior.

Encceja 2017 Inscrições Brasil: As inscrições são gratuitas e vão acontecer entre os dias 7 e 18 de agosto.

Encceja 2017 Inscrições Exterior: Inscrições gratuitas, de 3 a 17 de julho.
Regras e Cronograma Encceja 2017

– Prova do Encceja 2017 Brasil: A prova será aplicada no dia 8 de outubro, nos períodos da manhã e tarde.

– Prova do Encceja 2017 Exterior:

A prova será aplicada no dia 10 de setembro.

Locais de prova no Exterior: New York e Boston (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Caiena (Guiana Francesa), Lisboa (Portugal), Londres (Reino Unido), Amsterdã (Holanda), Madri (Espanha), Paris (França), Ota, Nagóia e Hamamatsu (Japão), Genebra (Suíça).

– Inscrições Encceja 2017 Brasil: As inscrições gratuitas vão acontecer entre os dias 7 e 18 de agosto.

– Inscrições Encceja 2017 Exterior: As inscrições gratuitas vão acontecer do dia 3 a 17 de julho.

– Quem poderá fazer a Prova do Encceja: para fazer a prova do Encceja de nível fundamental, os interessados devem ter a idade minima exigida de 15 anos. Já os participantes do nível médio precisam ter a idade minima de 18 anos.

– Como será a prova Encceja: As provas do Encceja 2017 serão compostas por 30 itens de múltipla escolha e para obter o certificado Encceja o participante deve acertar pelo menos 50% das alternativas em cada área, inclusive na redação. No total, serão 120 questões e mais a redação.

– O que vai cair na prova do Encceja em 2017: O Inep informou que a prova terá as mesmas referências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O edital do Encceja 2017 com todos os detalhes será publicado no dia 24 de julho.
Inep Encceja

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é quem possui maiores informações sobre os exames. O Inep Encceja possui uma variação de disciplinas que são solicitadas nos exames.

Para o certificado de Ensino Fundamental as provas são estruturadas com as matérias:

*Ciências Naturais;
*Matemática;
*História e Geografia;
*Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e uma proposta de redação.

Já para o certificado de Ensino Médio as provas são com base em:

*Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
*Ciências Humanas e suas Tecnologias;
*Matemática e suas Tecnologias;
*Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Todas essas áreas do conhecimento do Encceja foram escolhidas a partir do currículo da Base Nacional Comum – seguindo de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Essas disciplinas podem sofrer mudanças no Encceja 2017.

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) são de total responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação – que possuem apoio do Inep quando assinam o Termo de Adesão ao Encceja.

Para saber mais, acesse: http://portal.inep.gov.br/encceja

Pronatec

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários