23/05/2017, terça-feira
Foto: Carlos Gossel (Superintende do Aeroporto Internacional de Tabatinga, sr. Edinelson da Silva Mota)
Tabatinga (AM) – Assumiu no sábado passado (20/05), a Superintendência do Aeroporto Internacional de Tabatinga, o sr. Edinelson da Silva Mota, através do Ato Administrativo nº 1223/DG/2017. O mesmo é natural do Estado do Pará e vive a 9 anos em nossa região.
"O dia de hoje é um dos mais importantes na minha vida profissional. O entusiasmo é grande, contudo deve ser passageiro e deve dar lugar a responsabilidade em administrar um aeroporto que apesar de parecer muito tranquilo tem inúmeras particularidades e tantas responsabilidades como se em um aeroporto de grande porte. Os desafios são inúmeros, e precisaremos trabalhar muito para diminuir o grande abismo entre receitas e despesas, pois hoje o aeroporto de Tabatinga desempenha mais um papel social do que financeiro para a INFRAERO", comentou Edinelson da Silva Mota Superintendente do Aeroporto Internacional de Tabatinga.
Sobre o Aeroporto de Tabatinga
Situado a 2,8 km do centro de Tabatinga - localizada no interior do Amazonas, na região do Alto Solimões, em meio à selva -, o aeroporto conta com um voo comercial, explorado pela Azul Linhas Aéreas, com destino a Manaus. A maior parte das operações é da aviação geral (táxi aéreo) e de voos militares.
A história do Aeroporto de Tabatinga tem início em 1965, quando foi construída uma pista para atender às necessidades e demandas do Correio Aéreo Nacional – apoiando logisticamente as comunidades civis instaladas na região. Em 31 de março de 1980, o terminal passou a ser administrado pela Infraero e chegou a operar de forma regular voos das então companhias aéreas Varig, Cruzeiro e Rico, que utilizavam aeronaves do modelo Boeing 737-200. Hoje a pista de pousos e decolagens do terminal tem 2.150 metros de comprimento por 34 metros de largura, e para atender a demanda, o terminal funciona de 6h às 18h. Em 2016 passaram pelo local cerca de 7 mil viajantes.
A Infraero ainda oferece a quase 70 jovens de comunidades carentes próximas ao terminal cursos para a formação em computação, como alternativa de um futuro profissional. É o programa "Usina de Informática", que funciona desde 2014 com o apoio da prefeitura de Tabatinga.
Foram entregues, no início do ano passado, as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Tabatinga. Com investimento de R$ 20,48 milhões, as melhorias ampliaram a área do terminal de 1.065 m² para 5.221 m². Com isso, a capacidade operacional do aeroporto foi ampliada de 600 mil passageiros/ano para 1,6 milhão de passageiros ao ano.
Com informações de assessoria da Infraero
Seja o primeiro a comentar
0 Comentários