20/04/2017, quinta-feira
Fotos: Blog Jambo Verde
Atalaia do Norte (AM) - A véspera do Dia do Índio, (18/03), terça-feira, na cidade de Atalaia do Norte, no Alto Solimões, distante 30,72 Km de Tabatinga (AM), indígenas das etnias Marubos, Mayorunas, Matis, Kanamary e kulinas, realizaram uma manifestação pelas principais ruas de Atalaia do Norte. A principal reivindicação ainda é a polêmica PEC, que tramita no congresso nacional, a PEC 215, de autoria do ex-deputado Almir Sá, de Roraima, a proposta de emenda constitucional (PEC) é alvo de protesto de grupos indígenas. Isso porque a PEC 215 transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional.
Os indígenas ainda chamaram a atenção da população de Atalaia do Norte, para que apoiem o movimento indígena contra os desmandos do governo federal. Onde sacrifica o emprego de muitos pais de famílias. Caso que vem ocorrendo na SESAI em Atalaia do Norte. Com alto numero de demitidos por questões políticas.
O chamado ficou mais forte para a importância da conservação da reserva indígena do Vale do Javari. Que detém parte de sua floresta intacta. Com rios e igarapés repletos de vida animal e vegetal.
Os manifestantes gritaram palavra de ordem contra os desmandos do governo Temer. A manifestação dos indígenas do Vale do Javari finalizou em frente à Sede da FUNAI. Lembrando as lutas dos povos indígenas do Brasil, nos últimos 500 anos.
Blog Jambo Verde
Seja o primeiro a comentar
0 Comentários