Foto: Propaganda eleitoral Senado Federal / Flickr
Para realizar a campanhas, os candidatos devem seguir algumas medidas da lei das eleições. Esse ano a campanha é mais restrita
Kátia Franco – Repórter Solimões
Tabatinga (AM) - Candidatos a prefeitos e vereadores realizam campanhas eleitorais. Algumas das propostas apresentadas a população são em forma de comícios, propagandas no rádio e TV, e outros vão até as casas das famílias.
Para realizar essas campanhas, os candidatos devem seguir algumas medidas da lei das eleições, como explica o promotor de justiça de Tabatinga, no Amazonas, Carlos Firmino, que diz: “Esse ano nós vamos fazer um controle muito grande em relação à prestação de conta, também a propaganda está mais restrita não pode, por exemplo, na casa ter vários painéis do candidato, tem que ter só um, só um por casa, você pode exercer seus direitos, só um, mas você não encher sua [de propaganda] se você tem uma candidato a vereador, a foto do vereador, se você tem um candidato a prefeito, [a foto], mas não pode colocar no seu muro, mesmo sendo seu muro ou dentro de sua casa. Não pode manda maior que o meio metro quatro quadrado, meio por meio de jeito nenhum. Não pode Outdoor, ....você pode pagar uma multa de 8 a 20 salários mínimos...”.
“Bata foto do que você ver errado..., tem que ter provas materiais, distribuição de alguma coisa, como abuso de poder econômico...”. Ele também destacou como o cidadão pode denunciar crimes eleitorais. As denuncias podem ser feita nos cartórios eleitorais ou no Ministério Público Federal.
Veja a entrevista completa Baixar aúdio
Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões
Seja o primeiro a comentar
0 Comentários