2/9/2016, sexta-feira
Fotos: Carlos Gossel
Tabatinga (AM) – Ao lado veja fotos do local que a qualquer hora pode desabar. Para ver mais fotos, de todos os ângulos, acesse o blog BN Amazônia www.bnamazonia.blogspot.com.br
Saiba mais
O fenômeno das Terras Caídas é frequente na beira do Rio Solimões. De acordo com o geógrafo da Universidade do Estado do Amazonas, Paulo Almeida, o fenômeno terras caídas está relacionado à própria erosividade da margem do rio, ou seja, o tipo de solo que compõe a região é frágil, conforme em entrevista à Rádio Nacional do Alto Solimões.
O barranco da Comara, também conhecido como Mirante da Comara, está ameaçado desde julho passado a desabar, comprometendo cinco casas diretamente e dez indiretamente.
Do local, lá é possível apreciar o pôr do sol que reflete na extensão do Rio Solimões, margeado pela floresta. O cenário natural atrai muitas pessoas para visitação, principalmente nos finais de semana. Agora, o acesso ao local está comprometido devido ao fenômeno de terras caídas.
A cada ano blocos enormes de terras caem durante o período de seca, modificando totalmente o ambiente na localidade. Em setembro de 2015 mais de 20 casas foram atingidas no bairro da Comara e na comunidade indígena de Umariaçú. Na época, as famílias foram remanejadas com o apoio da Defesa Civil Municipal.
Com informações da Rádio Nacional do Alto Solimões
Seja o primeiro a comentar
0 Comentários