Foto: Arquemes 190
Tabatinga (AM) – Moradores de Tabatinga estão reclamando constantemente das queimadas urbanas, no final de tarde, na cidade.
Os moradores aproveitando a época de muito sol varrem seu quintal, acumulam o lixo e ateiam fogo causando uma pequena queimada urbana. A fumaça dessa queimada invade as casas deixando tudo com mau cheiro, irritam os olhos e afetam o aparelho respiratório, deixa seca a garganta das pessoas. Essa fumaça é um perigo para quem tem problemas respiratórios.
Segundo o blog Cooperforte, não deve-se fazer queimadas nos quintais, ainda que de galhos secos e folhas, pois, apesar de ser propriedade particular, prejudica a atmosfera, que é um bem da comunidade. Mesmo sendo rejeitos naturais, a fumaça é antinatural, danosa e, às vezes, até fatal, pois contém partículas, gases e substâncias que provocam irritação dos olhos, da pele, das vias aéreas e até câncer. Crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças respiratórias são os mais prejudicados.
Nesse período do ano, ápice da seca no rio Solimões e a baixa umidade relativa do ar (clima seco) e com poucas chuvas na região a fumaça fica no ambiente causando uma espécie de neblina.
Problemas para a saúde
Dentre os sintomas de doenças e doenças observados relatam infecções do sistema
respiratório superior, asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, tosse, falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergia na pele, e desordens cardiovasculares.
Quanto maior a proximidade da queimada, geralmente é maior o seu efeito à saúde. O efeito pode ir de intoxicação até a morte por asfixia, pela redução da concentração de oxigênio em níveis críticos e pela elevação no nível de monóxido de carbono, que compete com o oxigênio na sua ligação com a hemoglobina.
Prisão
Queimadas ilegais são consideradas crimes ambientais pela legislação. De acordo com o artigo 54 da Lei Federal número 9.605 de 1998, as penas previstas para quem coloca fogo não autorizado e sem orientação em áreas urbanas ou de preservação ambiental, causa poluição atmosférica, intoxicação ou morte de animais e pessoas varia da aplicação de multa e pode ser de prisão por mínimo de seis meses e máximo cinco anos.
Veja a lei federal que trata sobre as queimadas urbanas [DOC]LEI FEDERAL Nº 9.605 - Queimadas Urbanas
Com informações do site Diário de Aparecida, blog Cooperforte e blog Terra Brasilis Góias
Seja o primeiro a comentar
0 Comentários