ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Colômbia - Conheça Letícia, na Colômbia, fronteira terrestre com Tabatinga (AM)

3/4/2016, domingo

Fotos: Carlos Gossel

Cidade de Letícia, Amazonas, Colômbia, cidade que faz fronteira terrestre com  Tabatinga (AM). Letícia é uma cidade da Colômbia, capital do departamento do Amazonas colombiano. É a cidade mais austral da Colômbia, bem como o seu único grande porto no rio, e é cidade gêmea com Tabatinga na fronteira Brasil/Colômbia/Peru.

A fronteira do Brasil com a Colômbia tem uma extensão de 1.644,2quilómetros (km) e está inteiramente demarcada. Em sua extensão total, a linha-limite percorre 808,9 km por rios e canais, 612,1 km por linhas convencionais e mais 223,2 km por divisor de águas.

A fronteira foi delimitada pelo Tratado de Bogotá de 1907, e pelo Tratado de Limites e Navegação Fluvial de 1928. Hoje os trabalhos de caracterização estão a cargo da Comissão Mista de Inspeção dos Marcos da Fronteira Brasileiro-Colombiana, criada em 1976. A comissão já tem implantado 128 marcos.

Fonte: Wikipédia

Tabatinga, no Amazonas, Brasil faz fronteira com Letícia, Colômbia, duas cidades gêmeas. Existe o Amazonas brasileiro e o Amazonas colombiano. Tabatinga é a cidade mais desenvolvida da região no território brasileiro, enquanto que Letícia é a capital do Departamento del Amazonas (No B rasil considera-se como se fosse o Estado do Amazonas). A principal e única ligação entre Tabatinga (AM), e Letícia, é via terrestre, através da Avenida da Amizade, única avenida da cidade de Tabatinga que segue em território colombiano com o nome de Avenida Internacional. No lado brasileiro não há fiscalização efetiva, no lado colombiano há a fiscalização efetiva da Polícia Nacional. Atravessar de um país para outro é como passar de um bairro para o outro, apesar de entrar em outro país, com cultura, língua e leis diferentes.

Veja mais fotos de Letícia e de Tabatinga, no Amazonas, no blog Tabatinga em Flash www.tabatingaemflash.blogspot.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários