ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#AltoSolimões - Filadélfia foi a campeã dos jogos indígenas do Alto Solimões

23/3/2016, quarta-feira

Foto: Eduardo Gomes- ASCOM/PMBC  (Equipe de futsal de Filadélfia)

Os competidores de Filadélfia obtiveram dez medalhas de ouro, sete de prata e sete de bronze, totalizando 24 medalhas.

A Comunidade Indígena de Filadélfia da etnia Ticuna localizada a 3,4 km da sede urbana de Benjamin Constant (a 1.116 km de Manaus) foi a grande campeã do primeiro Jogos Tradicionais Indígenas e Intercultural do Alto Solimões realizado na comunidade de Filadélfia, comunidade indígena de Benjamin Constant (AM). Os competidores de Filadélfia obtiveram dez medalhas de ouro, sete de prata e sete de bronze, totalizando 24 medalhas.

A delegação de Campo Alegre de São Paulo de Olivença (Ticuna) conquistou o segundo lugar no quadro geral de medalhas com 11 medalhas, dos quais cinco de ouro e em terceiro, a Comunidade Indígena de Betânia (Ticuna), de Santo Antônio do Içá com 13 medalhas, das quais cinco de ouro, duas de prata e seis de bronze.

Os primeiros jogos indígenas do Alto Solimões foi uma realização da Prefeitura de Benjamin Constant, Ministério dos Esportes e Liga Esportiva Indígena de Filadélfia.

Durante sete dias, 17 delegações representando cinco etnias, Ticuna, Matis, Mayorunas, Marubo e Kokama dos municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá, totalizando 510 atletas participaram dos jogos.

Foi o primeiro grande evento esportivo realizado na região do Alto Solimões onde foram disputadas 22 modalidades em um clima onde a tônica foi a confraternização entre diferentes povos indígenas.

Para o radialista da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC – Rádio Nacional de Tabatinga) Otto Vom do Carmo Farias, a realização dos jogos foi uma interação de etnias indígenas na medida que há pouquíssimo contato, principalmente entre os Ticuna, etnia predominante no Alto Solimões com os povos vindos de Atalaia do Norte, principalmente os Matis, bem como os Mayorunas e Marubos, que habitam a Terra Indígena do Vale do Javari em Atalaia do Norte.

Os Ticunas foram campeões na categoria feminino nas modalidades de arremesso de lança, corrida do saco, pião tradicional, cabo-de-guerra e peconha (subida em açaizeiro). Já na categoria masculino foram campeões em cabo-de-guerra, corrida de camaleão, peconha, futebol de campo e futsal onde aplicaram uma goleada de 8 a 3 na equipe de Guanabara III (Tikuna).

A realização dos jogos vinha sendo pleiteado desde 2012 pela Liga Esportiva de Filadélfia segundo contou o coordenador geral dos jogos, Marcelo Pinto. Primeiro através da Universidade Federal do Amazonas. Foi somente com a intervenção da Prefeitura que o convênio pode ser celebrado para a realização dos jogos com o Ministério dos Esportes.

Foram os indígenas que definiram as modalidades e a elaboração do regulamento.

Os jogos indígenas do Alto Solimões encerraram-se na madrugada do último domingo (20/03).

Texto: Eduardo Gomes-PMBC


Fonte: Portal OTambaqui

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários