ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Lendas - A Lenda do Pote de Ouro do Forte São Francisco

07/02/2016, domingo

Arte: Blog Bocas e Notícias

Em tempos antigos, no Forte São Francisco Xavier, havia um capitão chamado Nino que comandava o destacamento que ali existia. O mesmo era muito malvado com seus comandados, e muitos não gostavam desse tal comandante.

Certa vez, houve um motim naquele destacamento. Nele morreu o capitão Nino, que foi sepultado com sua espada brilhante de ouro no cemitério Português junto ao Forte. Sua sepultura foi feita de mármore pelo fato de o capitão ser um dos nobres daquela época, vindo de Portugal.

Conta-se que essa sepultura foi levada pelas águas do Rio Solimões numa grande cheia que houve, e, que pescadores, acostumados a pescar nas proximidades das ruínas do Forte São Francisco, ouviam gritos de alguém, como se estivesse comandando uma tropa. Ouviam-se também choros e lamentos de pessoas.

Certo dia, uma família, que morava no Paraná de Aramaçá, navegava em sua canoa em direção ao Marco de tabatinga. Vinha a esposa, o marido e mais dois filhos. Naquele período, o rio estava muito seco e com isso conseguiram ver as ruínas do Forte. Ao se aproximarem do local, a mulher, que vinha na proa da canoa, avistou uma luz que brilhava muito na beira do rio. Falou ao marido que encostasse a canoa. Para sua surpresa, encontraram um pote cheio de moedas de ouro que ofuscava a vista. Com esse achado os mesmos não continuaram sua viagem para o Marco. Apanharam o pote de ouro e retornaram à ilha do Aramaçá. No mesmo dia, foram embora para Manaus, e até hoje não se sabe o que aconteceu com essa família.

Texto retirado do livro Tabatinga e suas Lendas, de Maria Auxiliadora Coelho Pinto e Cleuter Tenazor Tananta, 2011


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários