#Tabatinga-AM - Ações do Outubro Rosa em Tabatinga (AM) e Benjamin Constant (AM)


10/10/2015, sábado

Banner: Kurt Oliveira/Imagem/Foto: Camila Bonfim

Tabatinga (AM) - Teve início no último dia 1º de outubro, em Tabatinga, no Amazonas, a campanha mundial “Outubro Rosa”. A finalidade é aumentar a conscientização das mulheres do município para a necessidade da prevenção contra o câncer de colo do útero e o câncer de mama.


A secretária de Saúde de Tabatinga, Sidneia Gardina, destaca que a campanha foi criada chamar atenção das mulheres principalmente em relação ao câncer de mama e de colo de útero. Segundo ela, Tabatinga tem registado quatro mortes por câncer no útero.

Realizar o exame do colo de útero todos os anos e de mamas mensalmente é importante para detectar precocemente as doenças, reforçou a secretária.

A Prefeitura de Tabatinga também já começou as atividades referentes ao OUTUBRO ROSA 2015. Inicialmente as mulheres que já efetuaram o pré-cadastro para a realização do exame de mama já podem procurar a UPA (unidade de pronto atendimento) do município. Vale lembrar que esses exames estão sendo realizados no período de 06 à 30/10/2015.

A Prefeitura / SEMSA fará também a coleta de material para PCCU, teste rápido DST, Atividades educativas – NASF, atendimento odontológico, educação permanente (sífilis congênita), a população poderá acompanhar a educação em saúde através das rádios entre os dias 12 a 16/10/2015.

A sede da Prefeitura de Tabatinga e a Secretaria municipal de Saúde terão nova iluminação, de cor rosa, durante o mês de outubro.


Em Benjamin Constant (AM)

Além de Tabatinga, o município de Benjamin Constant, também iniciou a campanha, o evento foi realizado na praça Frei Ludovico, centro da cidade, com ações de reflexão para atenção com a Saúde da Mulher.

Até o dia 31 de outubro serão, realizados nesses municípios, palestras nas escolas e instituições que trabalham com as mulheres, visita nas casas e orientações nas unidades básicas de saúde.

Com informações do Secom/Prefeitura de Tabatinga e Rádio Nacional do Alto Solimões

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem