Foto: Site Taylor & Francis (Artigo)
Tabatinga (AM) - A importante editora científica Taylor & Francis publicou no mês de maio/2015 o artigo Spacing and Plant Density in the Yield Components, Nutritional Status, and Soil Fertility of Guarana Varieties Grown in Humid Tropical Amazon (Espaçamento e densidade de plantas nos componentes de produção, estado nutricional e Fertilidade do Solo das variedades de guaraná cultivado na Amazônia tropical, em tradução livre), de autoria do Professor Doutor Cristóvão Gomes Plácido Júnior.
O artigo é fruto de pesquisa realizada por Plácido Júnior durante seu doutorado em Agronomia Tropical, realizado no município de Maués-Am, centro de origem da cultura do guaraná, pela Faculdade de Ciências Agrárias – FCA/UFAM.
As descobertas com o estudo, que segue a tendência de se reduzir o espaçamento entre as linhas das plantações, indicam que a alta densidade de plantas aumenta significativamente a produção de grãos do guaranazeiro, com alterações no número de lançamentos e diâmetros do tronco e da copa, apresentando ainda deferentes concentrações de macro e micronutrientes foliculares, ferramentas importantes para a seleção de materiais com melhor capacidade de absorção e translocação de nutrientes, resultando em maiores produtividades.
O artigo integral pode ser adquirido por USD por 48.00 diretamente no portal da Taylor & Francis (http://www.tandfonline.com/). Acesse o artigo diretamente no link http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00103624.2015.1043461#abstract
0 Comentários