Foto: Arquivo CNT Hidrovia em Manaus
Governos debatem alternativas para ampliar negociações bilaterais e facilitar escoamento da produção
Por Natália Pianegonda - Agência CNT de Notícias
Representantes dos governos brasileiro e peruano estiveram reunidos na última terça-feira (5/05), em Brasília (DF), para avançar nas discussões sobre a integração hidroviária entre Brasil e Peru. Se concretizada, a iniciativa permitirá o escoamento de parte dos produtos brasileiros pelo Oceano Pacífico e dos peruanos, pelo Oceano Atlântico. O encontro entre os dois governos foi realizado na sede da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário).
Entre os temas debatidos, estiveram os desafios ao comércio hidroviário bilateral, com a participação de empresários de transporte que atuam na região. Eles abordaram temas como o alfandegamento no Porto de Tabatinga (AM), praticagem, melhorias na infraestrutura do país vizinho e tráfico de madeira.
Eles discutiram, ainda, as oportunidades de negócios entre os dois países e os próximos passos na agenda bilateral para construção da integração hidroviária. O projeto é coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro e pela instituição similar do país vizinho.
As negociações ente os governos começaram em 2013, durante uma visita da presidente Dilma Rousseff ao Peru. Há outros projetos para a integração da infraestrutura entre as duas nações. Além do hidroviário, há projetos nos modais ferroviário e rodoviário.
0 Comentários