Foto: Vanessa Brito
Por: Vanessa Brito
Manaus (AM) - A Semana de Enfermagem encerrou, nesta sexta-feira (15/05), na UEA com série de debates e participação de profissionais da Saúde locais e nacionais. Entre os convidados, o evento contou com a palestra da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, que palestrou na manhã de hoje para alunos e professores, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).
A palestrante destacou a importância de participação de profissionais na 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). "Criamos um mecanismo também para ampliar mais a participação de outros seguimentos da sociedade, que demandam muito para a Saúde, mas não estão representados nos conselhos ou estão em minoria. É importante que a população esteja na conferência", disse.
Durante visita a Manaus, a presidente do CNS também falou sobre problemas crônicos a exemplo do financiamento e da regularização do trabalho. "O financiamento é uma das nossas prioridades. A União precisa contribuir mais com a Saúde. Também temos os regimes de contratação e isso tem precarizado a vinculação do trabalhador com o sistema", destacou.Ela destacou ainda a importância da participação de acadêmicos da UEA. "Ficamos muito felizes com os estudantes da Saúde Coletiva, da Enfermagem e da própria Medicina querendo fazer carreira na saúde pública a partir do SUS. As universidades não traziam um histórico sobre o SUS. Precisamos que os formandos da Universidade tenham um compromisso social com a saúde pública", concluiu.
0 Comentários