Foto: SECOM
Tabatinga (AM) - A Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga, em ação de conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, realizou a primeira etapa do mutirão de cirurgias eletivas do município numa parceria com o Hospital de Guarnição de Tabatinga, HGuTab, Unidade Pronto-Atendimento,UPA e a maternidade Celina Villacrez Ruiz na última sexta-feira e sábado, 10 e 11 de outubro.
Foi realizada cerca de 60 cirurgias, entre elas "operações" como: hérnia, vesícula, histerectomia, nódulos e outros. O mutirão começou na tarde de sexta-feira e encerrou na noite de sábado, com trabalho dos 11 profissionais que vieram de Manaus à Tabatinga.
Segundo o secretário de saúde de Tabatinga, Herton Dantas, o mutirão realizado em parceria favoreceu muito o município, "a gente tava com uma demanda muita alta, pois já fazia um tempo que não se fazia esse tipo de trabalho em Tabatinga, mas com a inauguração da UPA, maternidade e mais o espaço do Hospital de Guarnição que concedeu dois centros cirúrgicos se prontificando a colaborar, ajudou bastante a fazer os atendimentos e as cirurgias" afirmou Dantas.
Além das cirurgias, a SUSAM disponibilizou dois médicos especialistas para realizar consultas de cardiologia e neurologia.
As consultas específicas aconteceram na unidade básica de saúde do Ibirapuera, onde na área de cardiologia foram atendidas 78 pessoas e neurologia 130.
2ª Etapa
Segundo Herton Dantas, o mutirão ainda vai ter mais uma etapa, "Está programado para ter mais uma etapa de cirurgias e deve acontecer no final do mês de novembro" afirmou Dantas.
0 Comentários