Foto: Dinâmica Ambiental
22/01/2023, domingo
Os humanos produziram cerca de 9 bilhões de toneladas de plástico desde a década de 1950, apenas 9% das quais foram recicladas. O restante se acumulou em aterros ou no ambiente natural.
Para ajudar a aliviar a carga da natureza em meio a esta crise ambiental, pesquisadores do mundo todo vem procurando métodos alternativos para a redução do plástico e uma dessas soluções vem na forma de certas espécies de cogumelos com a capacidade de consumir poliuretano, um dos principais ingredientes dos plásticos.
Espécies comedoras de plástico
Os cogumelos, que tecnicamente se referem ao corpo de alguns fungos subterrâneos, são conhecidos por seu processo natural de decompor plantas mortas. Do material de construção ao biocombustível, o fato é que o potencial oculto desses fungos têm despertado a curiosidade de pesquisadores há muito tempo. E, considerando que existem 2 a 4 milhões de espécies de fungos por aí, as possibilidades são aparentemente infinitas.
Cientistas descobriram alguns cogumelos que comem plástico ao longo dos anos e, embora alguns sejam incrivelmente raros, outros podem ser encontrados no mercado local. Agora, eles acreditam que esses compostores naturais podem ser a chave para limpar nosso planeta.
Prazer, Pestalotiopsis microspora
Esse cogumelo raro da floresta amazônica pode crescer em poliuretano, um polímero comum em produtos plásticos, e usá-lo como sua única fonte de carbono. Ele pode viver em ambientes com ou sem oxigênio, se decompondo e digerindo o poliuretano antes de transformá-lo em matéria orgânica.
Em um experimento, cientistas notaram a decomposição do plástico pelo Pestalotiopsis microspora em apenas duas semanas – mais rápido do que o Aspergillus niger, o fungo conhecido por causar mofo preto prejudicial.
A informação é do site Dinâmica Ambiental. Se quiser saber mais sobre o assunto clique no link https://www.dinamicambiental.com.br/blog/noticias/cogumelo-que-come-plastico-pode-evitar-o-desperdicio-desse-residuo/
Seja o primeiro a comentar
Curta nossa página no Facebook https://www.facebook.com/blogdetabatinga/
0 Comentários