Foto: SES-AM
03/03/2021, quarta-feira
Equipes têm feito levantamento de recursos humanos, infraestrutura e equipamentos para melhor adequar as redes locais de saúde
O secretário executivo de assistência do interior, Cássio do Espírito Santo, da Secretaria de Estado de Saúde – SES-AM, destacou também que está sendo montado um plano de ação para a implantação de leitos de UTIs nos municípios polos.
"A princípio os municípios de Tefé, Humaitá, Parintins e Tabatinga vão receber leitos de UTI, por serem municípios estratégicos para cada região do Estado, que possui dimensões continentais. Nós da SES, junto com o Ministério da Saúde, estamos fazendo um levantamento para saber se a UTI será resolutiva para o município e região; o que será preciso para a implantação da hemodiálise, serviço indispensável em locais com UTI; e também quanto à necessidade da contratação de profissionais especializado para atuar nesses municípios", explicou.
De acordo com a proposta, os quatro municípios - Tefé, Humaitá, Parintins e Tabatinga - devem receber a implantação definitiva de 10 leitos de UTI, que servirão de apoio para os demais municípios de cada região.
A SES-AM elevou ainda, no decorrer do ano passado, de 49 para 194 os leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCIs) nos municípios do interior do estado, adequando à necessidade de cada região. Anteriormente, o interior possuía UCIs em apenas alguns municípios estratégicos e hoje elas estão presentes em todos os municípios do estado.
Os leitos de UCI são destinados a pacientes intermediários. Esses leitos possuem respiradores que possibilitam a ventilação mecânica do paciente por 6 a 8 horas.
Secretaria de Estado de Saúde – SES-AM
Seja o primeiro a comentar
0 Comentários