ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Amazônia - O que acontece quando as árvores da floresta tropical são cortadas?

04/07/2015, sábado

Foto: O desmatamento aumenta o aquecimento global Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

Escrito por lillian wade | Traduzido por helena bianchi gomes

As florestas tropicais ajudam a Terra "respirar" ao filtrar a poluição. Elas absorvem o dióxido de carbono e colocam oxigênio na atmosfera. Além de serem o lar de plantas e animais, que são potenciais fontes de novos alimentos e medicamentos, elas regulam a mudança dos padrões climáticos e ajudam a aliviar o aquecimento global. Para as florestas existirem, deve haver um suprimento contínuo de chuva e luz do sol na área.

Habitat

As florestas tropicais são o lar de animais e de pessoas indígenas. Os animais pegam comida de seu habitat natural e, por sua vez, atuam como alimento para predadores maiores, mantendo em sincronia o equilíbrio da natureza. Os povos indígenas sempre usaram os recursos da floresta para se sustentarem usando o conhecimento passado por seus ancestrais. Como os colonos se mudam para as florestas em busca de oportunidades agrícolas, muitos dos habitats naturais estão desaparecendo.

Erosão do solo

Quando as árvores são cortadas, o solo fica exposto à chuvas pesadas que podem causar sua erosão e prejudicar a qualidade do mesmo, anulando a produção agrícola. Como resultado disso, os sedimentos podem cair em rios e em sistemas de irrigação, contaminando a água potável, interrompendo as operações de hidrelétricas e inundando áreas vizinhas. As secas tornam-se mais predominantes por causa da incapacidade da floresta de reciclar as chuvas e a temperatura fica desestabilizada, já que há mais radiação refletindo de volta para a atmosfera.

Aquecimento global

O principal gás de efeito estufa é o dióxido de carbono. O ciclo global do carbono inclui coisas que produzem dióxido de carbono, como carros e coisas que consomem dióxido de carbono, tais como as plantas em crescimento. Como os troncos de árvores são 50% feitos de carbono, ele se conecta com o oxigênio e é liberado na atmosfera como dióxido de carbono. O desmatamento tem um efeito anual maior sobre o aquecimento global do que todos os combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gasolina combinados.

Doenças

Como o desmatamento acarreta mudança climática, ele acelera a propagação de doenças, aumentando as áreas em que os animais transmissores de doenças, insetos e microrganismos podem sobreviver. Os germes e vírus que eles carregam proliferam em regiões onde anteriormente não seriam capazes de sobreviver. Existe a possibilidade de um aumento na incidência da malária, febre amarela, encefalite e doenças respiratórias em todo o mundo nas próximas décadas por causa do aquecimento global.

Postar um comentário

0 Comentários