ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Profissionais da Sesai reclamam da falta de segurança em Tabatinga

18/06/2015, quinta-feira

Foto: Profissionais da Saúde de Tabatinga Misslene Ferreira / EBC

Na comunidade indígena de Belém do Solimões, constantes atos de violência vêm acontecendo e assustando os profissionais

Por Marcello Bahcana

Tabatinga (AM) - Devido aos constantes atos de violência que vêm acontecendo na comunidade indígena de Belém do Solimões, em Tabatinga, os profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), que trabalham e vivem na localidade, reclamam da falta de segurança no local.

Manoel Gomes, enfermeiro e coordenador do Pólo-Base da SESAI em Belém do Solimões, relata que em datas festivas aumentam os casos de violência com facas e até mesmo armas de fogo, devido ao grande consumo de álcool.

"Isso acontece por conta da bebida. A bebida alcoólica ainda é o grande problema hoje na área indígena. Sem a bebida, nós passamos por eles tranquilamente, eles não agridem com palavras, não xingam. Mas, quando estão sob efeito de álcool, começam a brigar entre eles", destacou.

O enfermeiro ressaltou, ainda, a importância da I Marcha Contra a Violência em Belém do Solimões, que aconteceu na última sexta-feira, 12/06, para tentar diminuir os casos de violência na localidade.

"Conseguimos, com a ajuda do Distrito, realizar esse movimento, que envolveu a Polícia Federal e o Ministério Público. Acreditamos que isso vai ser de grande valia para que possamos minimizar a onda da violência".

O Ministério Publico Federal (MPF) informou que entrará com um pedido judicial para que as autoridades da área de segurança instalem um posto de policiamento na comunidade. A Polícia Federal (PF) assegurou que vai intensificar as fiscalizações junto às Forças Armadas para diminuir a entrada de bebidas alcoólicas nas comunidades indígenas.

Postar um comentário

0 Comentários