ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#BenjaminConstant-AM - Foi decretado estado de calamidade pública em Benjamin Constant (AM)

Foto: Divulgação/ ASCOM-PMBC Estado de Calamidade Pública em BC

De acordo com a Defesa Civil do Município, cerca de 1.000 famílias estão à espera de madeira para suspender o piso de suas casas

Benjamin Constant (AM) - O município de Benjamin Constant está aguardando a homologação por parte do Governo do Estado do decreto de Estado de Calamidade Pública no município em face da cheia que atingiu cerca de um terço da área urbana e 49 comunidades rurais. O decreto declarando Estado de Calamidade Pública foi decretado no dia 14 de maio pela administração municipal.

O nível do Rio Solimões está em 13,77 metros neste domingo (17/05), caracterizando a segunda maior enchente nos últimos 16 anos. Faltam apenas cinco centímetros para bater a marca da maior cheia registrada em 1999, quando o nível das águas alcançou 13,82 metros. O decreto reconhecendo Estado de Calamidade Pública tem por base "o agravamento dos danos humanos, materiais, ambientais e prejuízos econômicos públicos e privados".

A inundação atingiu 2.000 famílias totalizando 12.185 pessoas. O avanço das águas atingiu 33 instalações públicas dos quais 16 escolas (duas na área urbana e 14 nas comunidades rurais), três Unidades Básicas de Saúde, Mercado Municipal, Feira do Produtor, Porto Fluvial, 52 estabelecimentos comerciais dentre outras instalações.

A região central da cidade e os bairros próximos na orla fluvial são os mais prejudicados. São oito bairros diretamente atingidos resultado na interdição de 49 ruas. A cheia de acordo com do decreto está comprometendo os serviços essenciais, como o fornecimento de energia elétrica (a cidade já sofre racionamento há uma semana), abastecimento de água potável, saneamento, transportes, serviços de educação, alimentação, saúde, segurança e mobilidade urbana.

Fonte: Divulgação/ASCOM-PMBC

Postar um comentário

0 Comentários