Foto: Chico Araújo
Tabatinga (AM) - Inaugurada na última sexta-feira, 17/10, a Escola Estadual Indígena Élecia Campos Manduca, no Umariaçu II, comunidade pertencente ao município de Tabatinga.
A escola visa em atender cerca de 150 a 300 alunos da comunidade, com objetivo de melhorar o ensino local fazendo com que os alunos que estudam no centro da cidade tenham a viabilidade e um acesso a educação mais perto da comunidade.
Segundo Marcos Souza, Coordenador Regional de Educação de Tabatinga da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC), "Élecia Manduca" é padrão MEC/SEDUC. A escola possui seis salas de aula, sala de leitura, arquivo e laboratório de informática.
Gustavo Albino, cacique do Umariaçu II, comentou que a comunidade só tem a ganhar com esse tipo de trabalho, "A comunidade precisava de mais uma escola. Essa daqui começou a ser construída em 2012 e só agora em 2014 foi entregue, nós estávamos esperando ela ficar pronta pra ajudar os alunos daqui, pois eles têm que ir até a cidade para poderem estudar, mas agora isso vai ser diferente", afirmou Albino.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração, o prefeito de Tabatinga Raimundo Caldas "Calango" e o vice-prefeito Carlos Donizetti além do presidente da Câmara, Messias Figueiredo, secretários municipais e autoridades militares.
2015 e UEA
Segundo Marcos Souza, as aulas na Escola Élecia Manduca vão começar em 2015 e a matriz curricular de ensino vai ser definida em breve.
Por meio de uma parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas e a escola, vai ser possível criar uma turma da UEA na comunidade, para atender a demanda de estudantes do ensino superior que moram no Umariaçu II.
Fonte: Secom
0 Comentários