Foto: IFAM
Tabatinga (AM) - Estudantes do Campus Tabatinga participaram da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. No total, alunos das sete turmas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Tabatinga (Administração, Informática, Meio Ambiente e Agropecuária) produziram textos sobre o tema "O lugar onde vivo", nas categorias Crônica e Artigo de Opinião, a partir do estudo dos gêneros e leituras sob orientação dos professores da disciplina: Antônia Marinês, Danilo Pessoa e Francisca Tavares.
O concurso é realizado em todo o país e se divide em várias etapas. Aa seleção dos textos produzidos pelos estudantes do campus foi realizada pela Comissão Escolar de Avaliação, composta por servidores do campus e representantes da comunidade e de pais de alunos.
Produções classificadas
Categoria: Artigo de Opinião
1º Colocado: Um lugar para se viver com esperanças
Aluna: Vittória Thereza Angulo de França
Curso: Meio Ambiente, 3º ano
Professor: Danilo Pessoa Ferreira de Souza
2º colocado: Quem é você, Tabatinga?
Aluno: Firmino Martins dos Santos Neto
Curso: Meio Ambiente, 3º ano
Professor: Danilo Pessoa Ferreira de Souza
3º colocado: Um lugar banhado por cultura
Aluno: Sander Cláyver Pereira Mello
Curso: Administração, 3º ano
Professor: Danilo Pessoa Ferreira de Souza
Categoria: Crônica
1º Colocado: Momento Sagrado
Aluna: Vilania Ninaut Henrique Sampaio dos Santos
Curso: Informática, 1º ano
Professor: Antônia Marinês Góes Alves
2º colocado: Uma pequena ajuda, faz a diferença
Aluna: Ana Beatriz Nascimento Amancio
Curso: Meio Ambiente, 1º ano
Professor: Antônia Marinês Góes Alves
2º colocado: Superação das Ruas
Aluna: Bárbara Thaís Souza dos Santos
Curso: Meio Ambiente, 1º ano
Professor: Antônia Marinês Góes Alves
3º colocado: Não Desisti
Aluno: Izabel Reis de Araujo
Curso: Administração, 1º ano
Professor: Antônia Marinês Góes Alves
Os primeiros lugares de cada categoria estão classificados para a fase seguinte, a seleção das melhores produções do município de Tabatinga. O Campus Tabatinga parabeniza todos os estudantes que participaram da olimpíada e os professores de Língua Portuguesa pelo esforço e empenho, e manifesta votos de sucessos aos que continuam na disputa. Os bons resultados são frutos de um trabalho em equipe comprometido e que valoriza a produção escrita no contexto escolar.
A Olimpíada de Língua Portuguesa
A olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país, na edição 2014 participam professores e alunos do Ensino Médio e séries finais do Ensino Fundamental , nas categorias Poema, Memórias, Crônica e Artigo de Opinião. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
0 Comentários