O estudo traçou um panorama da extensão universitária da UEA ao avaliar participação dos Centros de Estudos Superiores do interior do Amazonas. A análise se concentrou nos municípios de Parintins e de Tabatinga
Pesquisa inédita sobre extensão universitária realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) ultrapassa fronteiras e é destaque em congresso internacional. O estudo 'Extensão Universitária da Universidade do Estado do Amazonas: um panorama no período de 2011 a 2013′ foi desenvolvido no curso de Especialização em Extensão Universitária pela professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Joelma Monteiro de Carvalho com a parceria do professor e pró-reitor de extensão da UEA, Carlossandro Carvalho de Albuquerque.
O trabalho teve início em 2012 e os resultados foram apresentados no dia 23 de agosto na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Belo Horizonte (MG). O projeto foi um dos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Conforme Carvalho, o estudo traçou um panorama da extensão universitária da UEA ao avaliar participação dos Centros de Estudos Superiores do interior do Amazonas. A análise se concentrou nos municípios de Parintins e de Tabatinga (distantes, respectivamente, 369 e 1105 quilômetros da capital) no que se refere aos programas e projetos de extensão.
Desta vez, o trabalho será um dos destaques no Congreso Extensión y Sociedad/2013 realizado na Universidade de La República de Montevidéu (Uruguai) nos dias 06,07 e 08 de novembro.
O evento tem como objetivo refletir coletivamente sobre a capacidade transformadora da extensão, sobre os processos de reforma universitária e a promoção de uma universidade comprometida com a transformação social.
Segundo Carvalho, as expectativas para o evento são muitas, já que durante o encontro ela vai ter a possibilidade de trocar ideias e saberes a partir dos contextos amazônicos e perceber como outros países e universidades dialogam a extensão universitária.
"Minha felicidade é muito grande, pois terei a oportunidade de difundir o conhecimento que é resultado da pesquisa realizada sobre extensão universitária com o fomento da FAPEAM e mostrar que a Universidade do Estado do Amazonas vem buscando estratégias em proporcionar a extensão universitária para os mais distantes espaços amazônicos. Além de poder conhecer os trabalhos de outras universidades brasileiras e estrangeiras e poder compartilhar os mesmos desafios e perspectivas", disse.
Para saber mais sobre o evento clique aqui.
Sobre o Pape
O Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape) visa apoiar a participação de pesquisador/estudante qualificado, em eventos científicos e tecnológicos relevantes no País e no exterior, para apresentação de trabalho científico e/ou tecnológico de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Estado do Amazonas.
0 Comentários