Ultimas Novidades

Buscar no blog

PROPAGANDA

PROPAGANDA

FESTAS DE TABATINGA (AM)

Festas que são realizadas todos os anos, religiosas ou não, na cidade de Tabatinga (AM) e região fronteiriça com a Colômbia e o Peru.

Ultima atualização 14/05/2016 - 14:32h por Blog Bocas e Notícias


CONFRATERNIDADE AMAZÔNICA



 

É um festival que ocorre na cidade vizinha de Leticia e há a representação dos três países que compõem a tríplice fronteira. Um dia é destinado ao Brasil, onde há amostra das danças, comidas típicas e da cultura em geral. Há também o dia da Colômbia, do Peru e o dia final onde ocorre a escolha da rainha geral do festival com a disputa das mulheres que representam seus respectivos países.


Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabatinga_%28Amazonas%29



FINCATA


 

 

 

 

 


A primeira edição do FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga foi  de 16 a 19 de setembro/1993, ano de sua criação, pelo ex-prefeito Francisco Rodrigues Balieiro, realizado na área do jardim da SUFRAMA, que teve a presença no evento do grupo de pagode Raça Negra, na época no auge de sua carreira nacional. Ano passado, 2013, o atual prefeito Raimundo Carvalho Caldas, resgatou novamente o FINCATA herança de outro prefeito, substituindo o Festisol – Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões, evento criado pelo ex-prefeito Saul Nunes Bemerguy em 2009 e que teve quatro edições até 2012 e que começou a ser realizado no Onçodromo. Anteriormente Tabatinga possuía o Festival Folclórico de Tabatinga, com a administração do ex-prefeito Joel Santos de Lima, que era realizado na Avenida da Amizade, em frente à Prefeitura de Tabatinga, antes da construção do Onçodromo. 


Em março de 2013 foi feita uma eleição popular entre os tabatinguenses para a escolha entre o Bói-bumba (herança da cultura de Parintins) ou a Onça (criação dos tabatinguenses). Anteriormente os festivais em Tabatinga eram feitos nos moldes dos festivais de Parintins, com o Boi Garantido da cor vermelha, versão tabatinguense o Boi Rei-do-Campo, e o Boi Caprichoso da cor azul, versão tabatinguense Boi Carinhoso, sendo que o povo escolheu a Onça como o animal âncora dos festivais da cidade, ficando assim: Onça Preta e a Onça Pintada, com as suas devidas associações. 


Em setembro de 2013, o Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga- FINCATA. Reeditado pela Prefeitura Municipal, contou com a apresentação das onças Preta e Pintada, festival de música promovido pela Rádio Nacional do Alto Solimões, apresentação de vários artistas locais e de renome nacional e internacional, como The Fevers e Gilmelândia. O Batalhão participou por meio da sua Banda de Música e do apoio ao famoso pianista Arthur Moreira Lima. A família militar prestigiou o evento no camarote do CFSol/8ºBIS, gentilmente cedido pela Prefeitura Municipal de Tabatinga.





FESTSOL


O Festival das Tribos do Alto Solimões é um grande evento cultural que reune a disputa entre os adeptos da onça pintada e da onça preta no "onçódromo". Esse festival tem similaridade ao festival que ocorre na cidade de Parintins - AM entre os "bois" Caprichoso e Garantido. A onça preta representa a cor azul e a onça pintada representa a cor vermelha. Na arena, ou melhor, no "onçódromo" cada agremiação tenta mostrar o seu melhor quanto a alegorias, coreografias e animação das torcidas para cativar os julgadores dos ítens observados. Isso se traduz num belo espetáculo de cores e de ritmo que encanta a todos que participam.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabatinga_%28Amazonas%29


Os festivais de Tabatinga (AM):

1993 - I FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga
1994 - II FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga
1995 - III FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga
2008 e anos anteriores – Festival Folclórico de Tabatinga
2009 – I Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões
2010 – II Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões
2011 – III Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões
2012 –IV Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões
2013 – IV FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga – Campeã Onça Pintada
2014 – V FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga - Campeã Onça Pintada
2015 - Não houve nenhum festival em Tabatinga (AM)
2016 - Não houve nenhum festival em Tabatinga (AM)

 

CARNAVAL


Fotos: Portal Tabatinga

Festa que acontece no período oficial de carnaval do Brasil, organizado pela Prefeitura Municipal de Tabatinga, aonde desfilam blocos e carnavalescos locais. Acontece em  locais diferentes: no Bumbodrómo, e em 2014 aconteceu na Avenida da Amizade, em frente à Prefeitura de Tabatinga, aonde fecha-se a rua e põe-se um palco para a apresentação de bandas, desfile e escolha da Rainha do Carnaval e Rei Momo. 





COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE TABATINGA (AM)


Fotos: Portal Tabatinga

No dia 1º de fevereiro de todos os anos Tabatinga (AM) comemora sua emancipação como município. Inicia-se com cerimônia em frente à Prefeitura de Tabatinga, aonde efetuam o levantamento das bandeiras do Brasil, Amazonas e do município por autoridades civis e militares. Durante o dia ocorre eventos esportivos tais como futebol de salão, maratona e bicicross.





PARADA GAY EM NOVEMBRO











Fotos: Carlos Gossel

No mês de novembro há a Parada Gay em Tabatinga (AM), normalmente acontece na Avenida da Amizade, seguido de um show.



 

EVENTOS RELIGIOSOS


FESTA CATÓLICA A SÃO SEBASTIÃO


 



Fotos: Blog Bocas e Notícias

Festa religiosa católica que ocorre na segunda semana de janeiro e vai até o dia 20, dia de São Sebastião. Inicialmente acontece a levantação do mastro, novenário e quermesses, e no último dia, 20, a derrubação do mastro com procissão que percorre tradicionalmente as ruas do bairro, com andor carregando a imagem do Santo, e com encerramento acontece a missa ao Santo. Acontece em várias igrejas da comunidade católica tabatinguense, mas principal igreja que festeja é a Igreja Católica de São Sebastião, que leva o nome do Santo, localizada no bairro da Comara, um dos bairros mais antigos de Tabatinga (AM).



FESTA CATÓLICA EM HONRA AO DIVINO ESPÍRITO SANTO


Fotos: Blog Bocas e Notícias

Festa religiosa católica organizada com base no dia de Pentecostes, sendo realizada nos meses de maio e junho. Acontece na Igreja Católica do Divino Espírito Santo, localizada no Bairro do Brilhante, iniciando-se com levantamento do mastro com bandeira alusiva ao Divino Espírito Santo. Em continuação nos dias são feitas novenas e quermesse até o último dia aonde derruba-se o mastro, faz-se procissão pelas ruas do bairro e encerra-se o evento com a Missa do Petenconstes.



ARRAIAL DOS SANTOS ANJOS


No mês de setembro a Igreja Católica realiza no município o Festejo dos Santos Anjos, assim como o dia da Bíblia comemorada no dia 10 de dezembro por todas as igrejas.



Veja também fotos de festas no Blog Festa em Fotos acesse www.festaemfotos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário