Últimas Notícias

PROPAGANDA

PROPAGANDA

FESTAS DE TABATINGA (AM)

Festas que são realizadas todos os anos, religiosas ou não, na cidade de Tabatinga (AM) e região fronteiriça com a Colômbia e o Peru.

Ultima atualização 14/05/2016 - 14:32h por Blog Bocas e Notícias


CONFRATERNIDADE AMAZÔNICA



 

É um festival que ocorre na cidade vizinha de Leticia e há a representação dos três países que compõem a tríplice fronteira. Um dia é destinado ao Brasil, onde há amostra das danças, comidas típicas e da cultura em geral. Há também o dia da Colômbia, do Peru e o dia final onde ocorre a escolha da rainha geral do festival com a disputa das mulheres que representam seus respectivos países.


Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabatinga_%28Amazonas%29



FINCATA


 

 

 

 

 


A primeira edição do FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga foi  de 16 a 19 de setembro/1993, ano de sua criação, pelo ex-prefeito Francisco Rodrigues Balieiro, realizado na área do jardim da SUFRAMA, que teve a presença no evento do grupo de pagode Raça Negra, na época no auge de sua carreira nacional. Ano passado, 2013, o atual prefeito Raimundo Carvalho Caldas, resgatou novamente o FINCATA herança de outro prefeito, substituindo o Festisol – Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões, evento criado pelo ex-prefeito Saul Nunes Bemerguy em 2009 e que teve quatro edições até 2012 e que começou a ser realizado no Onçodromo. Anteriormente Tabatinga possuía o Festival Folclórico de Tabatinga, com a administração do ex-prefeito Joel Santos de Lima, que era realizado na Avenida da Amizade, em frente à Prefeitura de Tabatinga, antes da construção do Onçodromo. 


Em março de 2013 foi feita uma eleição popular entre os tabatinguenses para a escolha entre o Bói-bumba (herança da cultura de Parintins) ou a Onça (criação dos tabatinguenses). Anteriormente os festivais em Tabatinga eram feitos nos moldes dos festivais de Parintins, com o Boi Garantido da cor vermelha, versão tabatinguense o Boi Rei-do-Campo, e o Boi Caprichoso da cor azul, versão tabatinguense Boi Carinhoso, sendo que o povo escolheu a Onça como o animal âncora dos festivais da cidade, ficando assim: Onça Preta e a Onça Pintada, com as suas devidas associações. 


Em setembro de 2013, o Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga- FINCATA. Reeditado pela Prefeitura Municipal, contou com a apresentação das onças Preta e Pintada, festival de música promovido pela Rádio Nacional do Alto Solimões, apresentação de vários artistas locais e de renome nacional e internacional, como The Fevers e Gilmelândia. O Batalhão participou por meio da sua Banda de Música e do apoio ao famoso pianista Arthur Moreira Lima. A família militar prestigiou o evento no camarote do CFSol/8ºBIS, gentilmente cedido pela Prefeitura Municipal de Tabatinga.





FESTSOL


O Festival das Tribos do Alto Solimões é um grande evento cultural que reune a disputa entre os adeptos da onça pintada e da onça preta no "onçódromo". Esse festival tem similaridade ao festival que ocorre na cidade de Parintins - AM entre os "bois" Caprichoso e Garantido. A onça preta representa a cor azul e a onça pintada representa a cor vermelha. Na arena, ou melhor, no "onçódromo" cada agremiação tenta mostrar o seu melhor quanto a alegorias, coreografias e animação das torcidas para cativar os julgadores dos ítens observados. Isso se traduz num belo espetáculo de cores e de ritmo que encanta a todos que participam.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabatinga_%28Amazonas%29


Os festivais de Tabatinga (AM):

1993 - I FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga
1994 - II FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga
1995 - III FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga
2008 e anos anteriores – Festival Folclórico de Tabatinga
2009 – I Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões
2010 – II Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões
2011 – III Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões
2012 –IV Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões
2013 – IV FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga – Campeã Onça Pintada
2014 – V FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga - Campeã Onça Pintada
2015 - Não houve nenhum festival em Tabatinga (AM)
2016 - Não houve nenhum festival em Tabatinga (AM)
2017 - V Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões - Campeã Onça Pintada

 

CARNAVAL


Fotos: Portal Tabatinga

Festa que acontece no período oficial de carnaval do Brasil, organizado pela Prefeitura Municipal de Tabatinga, aonde desfilam blocos e carnavalescos locais. Acontece em  locais diferentes: no Bumbodrómo, e em 2014 aconteceu na Avenida da Amizade, em frente à Prefeitura de Tabatinga, aonde fecha-se a rua e põe-se um palco para a apresentação de bandas, desfile e escolha da Rainha do Carnaval e Rei Momo. 





COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE TABATINGA (AM)


Fotos: Portal Tabatinga

No dia 1º de fevereiro de todos os anos Tabatinga (AM) comemora sua emancipação como município. Inicia-se com cerimônia em frente à Prefeitura de Tabatinga, aonde efetuam o levantamento das bandeiras do Brasil, Amazonas e do município por autoridades civis e militares. Durante o dia ocorre eventos esportivos tais como futebol de salão, maratona e bicicross.





PARADA GAY











Fotos: Carlos Gossel

A Parada Gay em Tabatinga (AM), acontece tem data flexível, normalmente acontece na Avenida da Amizade, seguido de um show

Em 2016 aconteceu no mês de novembro em 2017 no mês de setembro.



 

EVENTOS RELIGIOSOS


FESTA CATÓLICA A SÃO SEBASTIÃO


 



Fotos: Blog Bocas e Notícias

Festa religiosa católica que ocorre na segunda semana de janeiro e vai até o dia 20, dia de São Sebastião. Inicialmente acontece a levantação do mastro, novenário e quermesses, e no último dia, 20, a derrubação do mastro com procissão que percorre tradicionalmente as ruas do bairro, com andor carregando a imagem do Santo, e com encerramento acontece a missa ao Santo. Acontece em várias igrejas da comunidade católica tabatinguense, mas principal igreja que festeja é a Igreja Católica de São Sebastião, que leva o nome do Santo, localizada no bairro da Comara, um dos bairros mais antigos de Tabatinga (AM).



FESTA CATÓLICA EM HONRA AO DIVINO ESPÍRITO SANTO


Fotos: Blog Bocas e Notícias

Festa religiosa católica organizada com base no dia de Pentecostes, sendo realizada nos meses de maio e junho. Acontece na Igreja Católica do Divino Espírito Santo, localizada no Bairro do Brilhante, iniciando-se com levantamento do mastro com bandeira alusiva ao Divino Espírito Santo. Em continuação nos dias são feitas novenas e quermesse até o último dia aonde derruba-se o mastro, faz-se procissão pelas ruas do bairro e encerra-se o evento com a Missa do Petenconstes.



ARRAIAL DOS SANTOS ANJOS


No mês de setembro a Igreja Católica realiza no município o Festejo dos Santos Anjos, assim como o dia da Bíblia comemorada no dia 10 de dezembro por todas as igrejas.



Veja também fotos de festas no Blog Festa em Fotos acesse www.festaemfotos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário