ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Índios ameaçam fechar aeroporto de Tabatinga por nomeação na Funai



Foto: Facebook/Red Engenharia

06/12/2019, sexta-feira

De BNC Amazonas

Sem nenhuma formação na área e morador de Manaus, o fuzileiro naval da reserva Jorge Gerson Baruf foi nomeado como coordenador regional do Alto Solimões da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Tabatinga, no último dia 27/11.

A nomeação revoltou os povos indígenas Tikuna-Maguta e Kokama, do Alto Rio Solimões, oeste do estado do Amazonas.
Eles exigem o imediato cancelamento da portaria de nomeação de Jorge Gerson Baruf.
Caso a exigência não seja atendida, afirmam na nota que ocuparão a sede da Funai em Tabatinga.
Em nota, as lideranças dizem que Baruf “não tem qualquer preparo, capacitação ou formação profissional para atuar na área de promoção e defesa dos direitos indígenas”.
Se, em até em sete dias, a medida continuar vigente, os indígenas ameaçam interditar a pista de pouso do Aeroporto Internacional de Tabatinga “como medida concreta contra o constante desrespeito desse governo contra os povos originários do Brasil”.
Segundo as lideranças, o fuzileiro não possui formação na área de produção do conhecimento sobre as sociedades e culturas originárias do continente, mora em Manaus e não tem estudos sobre os povos indígenas do Alto Solimões.
Eles não foram consultados sobre a nomeação, o que contraria a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário.
Segundo o documento, é obrigação do Estado consultar os povos interessados cada vez que sejam previstas medidas legislativas ou administrativas que possam afetá-los diretamente.
“Sequer conhecemos o seu posicionamento perante as demandas concretas dos povos indígenas. Os povos indígenas e a FUNAI não necessitam de pessoas que saibam atirar. Ao contrário, necessitam, de fato, de cabeças pensantes, capazes e preparadas que elaborem e concretizem políticas indigenistas com excelência”, afirmaram as lideranças no documento.
Os indígenas também denunciam a ocupação cada vez mais frequente de cargos da Funai por militares, além do desmonte do órgão por meio de contingenciamentos orçamentários.
Atualmente, a presidência é exercida pelo delegado da Polícia Federal Marcelo Augusto Xavier da Silva – o que, para os indígenas, já é um “fato muito grave”.
“As Forças Militares de nosso país devem se restringir a cumprir sua função constitucional de patrulhar nossas fronteiras e defender a soberania do país. De outro modo, é como se fosse nomeado um indígena para a comandância do Exército ou da Polícia Federal. Cada qual na sua área de conhecimento e atuação”, diz a nota.
Com informações do Brasil de Fato
Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários