ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Exército Brasileiro apreende 1,5 toneladas de "piracatinga" e quelônios

30/05/2019, quinta-feira

Fotos: 4º PEF – Estirão do Equador

Estirão do Equador (AM) - No dia (27/05), no 4° PEF - Estirão do Equador pertencente ao CFSol/8º BIS, a guarnição durante o serviço diário em revista à embarcação, foram apreendidos aproximadamente 1.500kg de calophysus macropterus popularmente conhecido como "peixe mota" ou "piracatinga".

Sobre a proibição

A pesca da piracatinga está proibida desde janeiro de 2015, de acordo com a Instrução Normativa (IN) interministerial nº 6 de julho de 2014. A restrição é devido ao método adotado por pescadores para realizar a captura do peixe, utilizando como isca a carne dos botos-cor-de-rosa, tucuxi e jacarés.

Também foi apreendido 2 (dois) quelônios da espécie podocnemis unifilis (tracajá). O proprietário da embarcação não portava neNhum tipo de documento de identificação, tão pouco possuía autorização de nenhum país para trânsito, pesca ou venda dos animais. O pescado foi inutilizado em virtude do estado de decomposição do peixe, submetido ao calor intenso da região. De acordo com o responsável pela embarcação, o peixe seria destinado ao mercado colombiano, sendo escoado pelo rio Solimões até o país vizinho.

Também foi lavrado outro auto de infração por transporte ilegal de quelônio (animais com casco).

Com informações da Comunicação social do CFSol/ 8°BIS

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

1 Comentários