ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Operação Ágata Nível III: Exército destrói balsa de garimpo ilegal


10/04/2019, quarta-feira

Fotos: Divulgação/CFSol/8º BIS

Tabatinga (AM) - O Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva por meio das suas peças de manobra e de apoio ao combate, participou da Operação Ágata Nível III -Operação PIRARARA I, sob o comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva. A Operação, ainda, contou com a participação da Marinha do Brasil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), da Policia Federal e do Ministério Público Federal na área de responsabilidade da “Unidade de Guerra”.

O objetivo da Operação PIRARARA I foi o de combater os crimes transfronteiriços e ambientais nas calhas do Rio SOLIMÕES, IÇÁ, PURETÊ e JAVARI. Durante a Operação, foram percorridos, patrulhados e controlados mais de 1.600 km de rios navegáveis. As ações realizadas também permitiram assistir à população ribeirinha nas Comunidades de VILA ALTEROSA/AM e IPIRANGA VELHO/AM, onde realizou-se 02 (duas) Ações Cívico-Sociais (ACISO). Como resultado dessas ACISO, foram realizados 105 atendimentos médicos, 12 atendimentos odontológicos e distribuídos cerca de 350 unidades de medicamentos à população local.

No que tange à parte operativa, os Destacamentos Operacionais de Selva (DOS) da 2ª Companhia de Fuzileiro de Selva, e os Pelotões Especiais de Fronteira da Unidade, num ambiente interagências, realizaram 04 (quatro) Posto de Controle e Intervenção Fluvial (PCIFlu), 11 (onze) Patrulhas Fluviais (Pa Flu), 12 (doze) revistas de embarcações e 76 revistas de pessoal durante os patrulhamentos diuturnos. Em uma das ocasiões, foi encontrada uma balsa de garimpo em atividade ilegal na calha do Rio PURETÊ. Os integrantes da balsa foram autuados em flagrante pelos Agentes do IBAMA, sendo que um dos DOS realizou a destruição desse equipamento. Junto com os integrantes da balsa, foram apreendidos 163 gramas de ouro, 293 gramas de mercúrio e 01 (uma) espingarda Calibre 16. A autuação gerou uma multa para o proprietário da balsa do valor de R$ 510.000,00.

Com informação do Setor de Comunicação Social do CFSol/8º BIS

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários