ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Sucesso de público e venda, 2ª Feira do Pirarucu Manejado é realizada em Atalaia do Norte

18/10/2018, quinta-feira

Fotos: DivUlgação

Via Matheus Ravel - Jornalista

Atalaia do Norte (AM) - A prefeitura de Atalaia do Norte, em parceria com a Associação de Agricultores e Preservadores das Comunidades de São Rafael e São Gabriel, realizou no último sábado (13), a 2ª edição da Feira do Pirarucu Manejado de Atalaia do Norte. O evento aconteceu na praça de alimentação Vale do Javari. Visitantes locais e de municípios vizinhos tiveram a oportunidade de conhecer o pirarucu “in natura” e fazer negócios na feira.

Foram comercializadas cerca de 64 pirarucus, armazenados em um caminhão frigorifico que atendem as normas sanitárias em vigência. Cerca de 31 unidades foram vendidas para feirantes das cidades de Atalaia do Norte, Tabatinga, Benjamin Constant e Manaus.

O Ibama autorizou a Associação Agricultores e Preservadores das Comunidades de São Rafael e São Gabriel a pescar nos lagos de manejo, no Rio Itacoai, o total de 120 unidade de pirarucu. Na feira, mais de duas toneladas do peixe foram vendidas, dentre eles cortes de filé, ventrechas e ossadas; além das cabeças de pirarucu. A organização do evento estima que foram arrecadados mais de R$ 13,6 mil, valor que será revertido aos associados.

“Estou muito feliz por ver mais uma feira ser realizada. Saber que temos apoio incondicional de nossos gestores municipais, além de contar com todos os parceiros, que contribuíram para o sucesso da 2ª Feira do Pirarucu Manejado de Atalaia do Norte”, comentou Marquinhos Filho, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Atalaia do Norte. 

Os participantes puderam prestigiar apresentações artísticas de grupos locais, como Márcio Monteiro, que encantou o público ao interpretar lendas como Zé Ramalho, Cazuza e Renato Russo. O evento contou, também com atividades como partidas de voleibol e dominó.

Culinária regional

Pratos regionais feitos de pirarucu foram ofertados ao público presente na feira. Pirarucu frito, baião de dois, farofa e salada, foi prato mais procurado na barraca de comida. O tradicional ceviche, da culinária peruana, também estava ao alcance do público.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários