ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

"Demissão em massa na UPA de Tabatinga causa paralisação parcial", alertam internautas no whatsapp


26/09/2018, quarta-feira

Foto:Portal OTambaqui

Tabatinga (AM) – Hoje, quarta-feira (26/09), o dia começou com um grande alerta, para a saúde tabatinguense, pelas redes sociais, mais exatamente no WhatsApp. O comunicado informa que a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, em virtude da demissão de funcionários está funcionando parcialmente. Inclusive já houve mudança de diretor, e esse novo diretor que efetuou as demissões. Veja abaixo o comunicado:

🚨 *ATENÇÃO URGENTE* 🚨


 😱 *UPA DE TABATINGA VIRA UM CAUS* 😱

 * a partir de HOJE (25/09/18). O novo Diretor da UPA  de TABATINGA dispensou TODOS os enfermeiros e técnicos terceirizados causando falta de entendimento a população.* 

O diretor Willian depois de enviar um oficio para a susam pedindo de volta os tecnicos que sairam e não tendo nenhuma resposta positiva da susam,  encaminhou um comunicado ao governador de que estava sem tecnico para trabalhar na UPA, porque  a susam os demitiu, afinal seu willian fez isso pensando numa resposta urgente para a população tabatinguense, a UPA não podia parar,  como o governador pediu para chamar de volta os tecnicos para trabalhar e chamou atenção da chefe do interior da SUSAM, POIS DISSE QUE A UPA DE TABATINHA ERA PRIORIDADE, por retalhação/vingança da chefe do interior, ELA ENVIOU UM NOVO DIRETOR SEM AVISAR ABSOLUTAMENTE NINGUEM, que esta atuando essa semana, e hoje dia 26 de setembro, esse mesmo novo diretor manda embora todos os tercerizados, tanto tecnicos, como enfermeiros, sem pensar no caus e o impacto que isso iria causar na população tabatinguense! 

O que será da população Tabatinguense agora?  A UPA apartir de hoje será um CAUS TOTAL, por falta de funcionários suficientes para atender a população que tanto necessita de cuidados de saúde. Ficando apenas um tecnico e um enfermeiro para atender mais de 30 pacientes ao mesmo tempo, isso é impossivel! 

Ta na hora do ministerio publico agir para tomar alguma providencia, mas para isso, nós como cidadãos que necessitamos da UPA funcionando, precisamos mostrar nosso valor, vamos denunciar no ministerio publico, quanto mais denuncia da população, melhor!

Vamos receber o governador que chega nessa semana, com faixas na frente do aeroporto, ele precisa ver por nós, por nossos filhos, por nossa UPA e não permitir  que nos cidadão tabatinguense sejamos deixados ao esquecimento sem atendimento de saúde, por não haver funcionario sufienciente para suprir a demanda de atendimento. 

Precisamos ser tratados com respeito, precisamos e temos direito ao atendimento de saude com qualidadde... Nós temos voto, TABATINGA precisa se unir em uma so vós, vamos revendicar por nossos direitos... 

Queremos os enfermeiros e tecnicos de volta! 

 *Por favor reforcem essa informação a todos os seus contatos.*”
  
Em 14/09 recebemos denúncias de moradores do bairro das Comunicações sobre um lixão que estaria se criando atrás da Unidade Pronto Atendimento – UPA, onde estaria placentas, resto de cirurgia e o lixo da cozinha, causando um fedor insuportável no local.
Segundo informações, o lixo hospitalar estaria acumulando por que o homem que recolhia e fazia o transporte ficou a 19 meses sem receber, e parou de fazer o serviço.

Em 06/09 foram demitidos 67 técnicos da Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Tabatinga. Eles eram contratados de uma empresa terceirizada que atua na UPA.
Segundo informações a administração da entidade prometia recolocá-los assim que possível. Posteriormente, após a demissão dos 67 técnicos estavam aos poucos recontratando de novo, mas chegou uma equipe da SUSAM e começou a demitir novamente, mas só que dessa vez foi geral, desde do pessoal da limpeza geral, em situação que as pessoas no whatsapp acusavam dando medicação errada a pacientes.

A situação da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, é precária, segundo os internautas, apesar de estarmos em época em eleição, e se encontra um caos e parte da entidade se encontra paralisada por falta de profissionais, incluindo-se atraso de pagamentos a mais de 14 meses.

Um advogado que assessora ao Portal Bocas e Notícias salientou que por estamos em época de eleição, contratações e demissões só podem serem feitas três meses antes e três meses depois das eleições, coisa que não está sendo cumprida, pois nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, Lei Federal nº 9.504/97, art. 73, V.

Os demitidos e parentes ameaçam ir no Ministério Público e fazer manifestação pedindo suas admissões e o reestabelecimento da UPA ao funcionamento normal.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários