Fotos: Divulgação/Infraero
O
Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba (PR),
foi eleito o melhor do Brasil na Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de
Desempenho Aeroportuário, divulgada nesta quarta-feira (25/04), pelo Ministério
dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Além dele, a Infraero tem outros sete
terminais avaliados como bons e muito bons no levantamento, que ouviu 19,4 mil
passageiros nos 20 principais aeroportos do país.
O Afonso Pena foi avaliado em 37
indicadores e teve notas acima da média em 31 deles, com destaque para
facilidade de desembarque no meio-fio, tempo de fila, confiabilidade,
cordialidade e prestatividade da inspeção de segurança; qualidade da
sinalização do aeroporto; oferta e qualidade das informações sobre voos;
disponibilidade de tomadas, sanitários e assentos; limpeza geral e de
banheiros; sensação de segurança e confortos térmico e acústico.
Nas facilidades aos viajantes, o
terminal curitibano se destacou na quantidade e qualidade das lojas e na
qualidade e disponibilidade do estacionamento de veículos. Entre os indicadores
que envolvem empresas aéreas, órgãos públicos e transporte público, o terminal
superou a meta em todos eles. “Isso demonstra que a Infraero tem uma capacidade
de gestão reconhecida por garantir a satisfação do passageiro e que mantém o
bom alinhamento dos serviços com órgãos públicos que integram o setor aéreo ou
estão relacionados ao aeroporto”, afirma o presidente da Infraero, Antônio
Claret de Oliveira.
Esse bom desempenho se reflete em
todos os aeroportos da empresa que integram a pesquisa. Entre os que movimentam
até 5 milhões de passageiros por ano, a melhor nota da Infraero veio com
Manaus, que recebeu 4,41. Ele ficou atrás de Natal (4,56), mas a frente de
Goiânia (4,38), Maceió (4,34), Cuiabá (4,15), Belém (4,12), Vitória (3,80) e
Florianópolis (3,58). “A tendência é de ampliarmos nosso bom desempenho neste grupo
com a inauguração do novo Aeroporto de Vitória, ocorrida no final de março”,
avalia Claret.
Já entre os aeroportos com movimento
de passageiros entre cinco milhões e 15 milhões por ano, além do destaque de
Curitiba, a Infraero teve bons desempenhos com os terminais do Recife (4,41) e
Santos Dumont (4,36). No grupo com movimentação superior a 15 milhões de
embarques e desembarques anuais, Congonhas recebeu nota 4,36, uma evolução de
quase 6% em relação à nota no primeiro trimestre do ano passado. “Com esse
desempenho, Congonhas ficou muito próximo aos grandes terminais, como Brasília
e Guarulhos, além de ter ficado à frente do Galeão. Sem dúvida, podemos afirmar
que a Infraero mais uma vez tem seu trabalho reconhecido entre os grandes
gestores aeroportuários”, afirma Claret.
Agora, o principal desafio é
aprimorar ainda mais o atendimento aos passageiros, levando as boas práticas
reconhecidas nos aeroportos que fazem parte da pesquisa aos demais terminais
administrados pela Infraero. “A análise desses dados nos ajudarão a aprimorar o
atendimento aos clientes, além de destacar o compromisso da empresa com os
serviços aeroportuários oferecidos ao Brasil”, aponta o presidente da Infraero.
Com informações de assessoria da Infraero
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