ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

No aniversário de 38 anos, Aeroporto de Tabatinga comemora aumento de 0,4% na movimentação de passageiros


29/03/2018, quinta-feira

Foto: Divulgação/Infraero

Com capacidade para receber 1,6 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional de Tabatinga (AM) comemora seus 38 anos nesta sexta-feira (30/03), com aumento de 0,4% na movimentação de passageiros. A comparação foi feita com dados do terminal no ano passado em relação a 2016. Em 2017, o aeroporto registrou o embarque e desembarque de 69.696 pessoas e no ano anterior 69.388.

Atualmente operam no aeroporto, a Azul Linhas Aéreas com voos diários para Manaus, voos da aviação geral (táxi aéreo) e uma grande movimentação de voos militares, servindo o aeroporto como ponto estratégico de apoio às operações da Força Aérea Brasileira – FAB, Exército Brasileiro – EB, Marinha do Brasil – MB, Departamento de Polícia Federal - DPF e ainda apoio a aviação internacional por conta de acordos firmados entre o Brasil, Peru e Colômbia.

De acordo com o superintendente do aeroporto, Edinelson da Silva Mota, toda infraestrutura aeroportuária trabalha com muita dedicação para atender os usuários com qualidade e conforto. “Reconhecemos nossa responsabilidade social em promover a integração nacional, por isso estamos sempre buscando soluções para que nossos clientes sejam bem atendidos, sejam eles munícipes, indígenas ou membros das missões de socorro” comenta.
O superintendente ressalta ainda que para atender a demanda, o terminal funciona diariamente de 6h às 18h. E que somadas as empresas que operam o sistema aeroportuário, os funcionários representam uma população fixa de 130 pessoas. A Infraero ainda oferece a quase 80 jovens de comunidades carentes próximas ao terminal cursos para a formação em computação, como alternativa de um futuro profissional. É o programa “Usina de Informática”, que desde 2012 já atendeu mais de 700 jovens.

Novo terminal

Foram entregues, no início de 2016, as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Tabatinga. Com investimento de R$ 20,48 milhões, as melhorias ampliaram a área do terminal de 1.065 m² para 5.221 m². A área total das salas de embarque e desembarque passou de 238 m² para 1.166 m². Além da ampliação, a sala de desembarque recebeu uma segunda esteira de restituição de bagagens. A área de check-in foi ampliada, passando a contar com espaço para oito balcões de atendimento.

A área comercial do terminal de passageiros também foi expandida e conta agora com 31 novos espaços, incluindo uma nova praça de alimentação. As áreas administrativas, de empresas concessionárias e de uso das empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo também foram ampliadas. As obras contemplaram ainda uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, uma nova subestação de energia com potência de 1000 kVA, além de dois geradores de 325 KVA cada, duas novas torres de iluminação do pátio de manobras, entre outras melhorias.

História

A história do Aeroporto de Tabatinga tem início em 1965, quando foi construída uma pista para atender às necessidades e demandas do Correio Aéreo Nacional – apoiando logisticamente as comunidades civis instaladas na região. Em 31 de março de 1980, o terminal passou a ser administrado pela Infraero e chegou a operar de forma regular voos das companhias aéreas Varig, Cruzeiro e Rico, que utilizavam aeronaves do modelo Boeing 737-200. Hoje, a pista de pousos e decolagens do terminal tem 2.150 metros de comprimento por 34 metros de largura, e, oito posições de estacionamentos para aeronaves. Em 2017, pousaram de decolaram do terminal 2.640 voos.

Com informações de assessoria da Infraero

Curtiu essa notícia?! Siga-nos no Facebook www.facebook.com/bocasenoticias

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários