ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

30 anos, completa hoje quarta-feira dia 28/03, o massacre aos índios Ticunas

28/03/2018, quarta-feira

Foto: Reprodução internet

Tabatinga (AM) -  Hoje, quarta-feira dia (28/03), completa 30 anos do massacre dos índios Ticunas na comunidade de Capacete. Em virtude disto, o sr. Weydson Gossel Pereira, coordenador do DSEI Alto Rio Solimões, publicou em seu perfil no Facebook, e republicamos ao leitor do Blog Bocas e Notícias. Veja abaixo na íntegra o texto:

"Em 28 de março de 1988 aconteceu o massacre de 14 indígenas da etnia Ticuna, brutalmente assassinados a tiros de espingarda e 21 gravemente feridos, sem distinção de sexo ou idade, fato ocorrido na localidade do Capacete, municipio de Benjamin Constant. Pela crueldade de seus algozes, chamou a atenção da imprensa nacional e internacional, os jornais e a televisão mostraram os cadáveres na margem do Solimões, os enterros e o lamento de mães, esposas e filhos que ficavam órfãos. Alguns tentaram escapar do ataque se jogando na agua, perseguidos não escaparam do chumbo, seus corpos nunca foram encontrados, e o Rio Solimões que tanto bem lhes propiciaram, também lhes servirão de túmulos, suas últimas moradas"

"Era a luta de um povo que reivindicava seu legitimo direito da posse da terra que lhes pertencia e que significava sua própria sobrevivência, pois ainda hoje vemos as terras indígenas serem devastadas e invadidas indiscriminadamente, sem respeito aos que dela dependem,tirando-lhe o sustento para sua sobrevivência". Texto de Luiz Gonzaga Ataíde.

Que os Povos Indígenas possam sempre resistir a qualquer forma de retirada dos direitos garantidos pela nossa carta magna de 1988.

Lembrando que a divida deste País é grandiosa para com eles.

Saiba sobre o assunto no Wikipédia no link https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_do_Capacete

Curtiu essa notícia?! Siga-nos no Facebook www.facebook.com/bocasenoticias


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários