ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Rádio Nacional do Alto Solimões comemora 11 anos de boas informações na Tríplice Fronteira

14/12/2017, quinta-feira

Foto: Banner comemorativo

A Rádio Nacional do Alto Solimões AM comemora neste dia 15 de dezembro, 11 anos. A emissora foi inaugurada em 2006 para atender os anseios da população de ter voz e acesso à informação, criando um elo mais próximo entre os municípios da região, população ribeirinha e indígena, fortalecendo a identidade cultural Brasileira na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Perú. É a única emissora de rádio em território Brasileiro em Tabatinga, Amazonas. Para marca a data, será realizada uma Cerimonia de comemoração no dia 15, na Câmara Municipal de Tabatinga, localizada na Avenida da Amizade, ao lado do prédio da emissora. Na ocasião será apresentado aos presentes a atual grade de programação e História da Rádio, além de entrega de certificados de Honra ao Mérito aos parceiros e colaboradores do projeto.

RELEMBRANDO A HISTÓRIA

Ao longo dos anos foram muitos os desafios, começando pela perda dos técnicos da extinta Radiobrás, Osmam de Oliveira Melo e Francisco Alves Oliveira, que voltando de Tabatinga para Brasília, após a montagem dos estúdios da emissora, morreram no voo 1007 da Gol linhas aéreas, que caiu em Setembro de 2006, fato que abalou toda a equipe que estava empenhada no projeto e na inauguração da emissora. Após um ano de inaugurada, a emissora ficou 30 dias fora do ar, devido a queima de equipamentos e demora na logística para reposição das peças. Em 2009 a emissora passou a transmitir também a programação em sinal de FM em Tabatinga. Em maio de 2013 o assassinato da ex-coordenadora da emissora, Lana Micol mais uma vez abalou toda equipe e população, foram 20 dias de programação em rede, até que a segurança e estado emocional da equipe fossem reestabelecidos. Cada desafio fez com que a emissora ganhasse força com o apoio da população e ouvintes.

Entre 2013 à 2016 a emissora realizou edições do Festival de Música da Rádio Nacional do Alto Solimões com objetivo de revelar e valorizar os talentos da terra, oportunizando espapaço exclusivo na programação para veiculação de novas canções e composições regionais em espanhol, português e indígena. Em 2015 a Rádio Nacional do Alto Solimões conquistou a expansão do sinal para o mundo, através da programação disponibilizada on line na internet via Streaming, no site das rádios EBC, radios.ebc.com.br/nacionalaltosolimoes. Recentemente, em 16 de Novembro 2017, comemorou o lançamento do novo aplicativo das rádios EBC, como mais uma importante ferramenta de alcance aos ouvintes através do celular. Ao longo dos anos, a Rádio Nacional do Alto Solimões realiza grandes coberturas como eleições, confraternidade Amazônica, Copa do mundo, Festivais, Seminários, Conferências, campeonatos esportivos e Escolares da região. Na sua programação preza pelo interesse público, com todos os lados da informação, respeitando os ouvintes e convidados. Os assuntos vão desde prevenção a saúde, esporte, cultura, notícias do dia, comunicados e avisos. Em 11 anos, a Rádio Nacional do Alto Solimões comemora os avanços gradativos na programação, que aos poucos chega hoje a transmiti 41 horas de programação local semanal, nos demais horários fica em rede com a Rádio Nacional da Amazônia.

Sete (7) pessoas compõe hoje a equipe local, entre os apresentadores e produtores, Otto Farias, Kátia Franco, Marcelo Bhacana, Alessandro Laranhaga, operador de áudio, Moisés Arévalo. Técnico de Transmissores, Messias Arévalo, Coordenadora, Miss Lene Ferreira. Além dos colaboradores e parceiros que participam e contribuem com informações à Rádio Nacional do Alto Solimões. A Gerência está a cargo de Miguelzinho Martins, e Gerência executiva de Valter Lima, em Brasília - DF.

Blog Jambo Verde


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários