ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Veja como uma tv árabe vê o AMAZONLOG17 que acontecerá em Tabatinga

26/10/2017, quinta-feira

Foto: Reprodução do site da tv

O Blog Bocas e Notícias informa que não tem nada a ver com a opinião que abaixo transcreverá, a publicação do The Dawn News, tv árabe, é apenas para a ciência de todos:

“O exército dos EUA aumentará sua presença militar na Amazônia da América Latina. No âmbito da Iniciativa "Log Amazon", aprovada em 2017 pelo governo putschista de Michel Temer no Brasil, a Operação "América Unida" se unirá aos exércitos dos Estados Unidos, Brasil, Peru e Colômbia, de 6 a 13 de novembro de 2017, cidade fronteiriça de Tabatinga. Este exercício é um sinal de aumento substancial da militarização estrangeira da região.

O problema com este exercício é a magnitude e a abertura que foi concedida aos Estados Unidos para entrar na selva latino-americana. Porque um dos riscos que isso implica é que uma estação "temporária" se torne permanente, como aconteceu na Hungria, após os exercícios da OTAN. As autoridades brasileiras negam essa possibilidade.

O interesse dos EUA pela região deve ser medido em relação à história do império do Norte. O altruísmo, a proteção da natureza e o combate ao tráfico de drogas utilizados como slogans para a sua presença na região fazem eco de outras intervenções em outras partes do mundo, especialmente no Oriente Médio, e sabemos que ali, seus objetivos estavam longe desses. Por trás da ação militar dos EUA, sempre há o objetivo de assumir os recursos para alcançar seus objetivos nacionais.

Mas a água não é a única razão pela qual a superpotência mundial está interessada na região. Telma Luzzani, jornalista argentina, explica em seu livro "Territórios Vigilados" que "o Amazonas contém 95% das reservas de niobio, essencial para o aço de naves espaciais e mísseis intercontinentais, e 96% dos reservas de titânio e tungstênio, utilizadas na aeronáutica espacial e militar; além de ser rico em petróleo, gás, urânio, ouro e diamantes ".

Mais tropas dos EUA na América Latina: sinais de invasão anunciados? | The Dawn News”

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários