ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Luiz Ataíde: 29 de Outubro, Dia Nacional do Livro

27/10/2017, sexta-feira

Foto: Donizete Matos (Os escritores Maria Auxiliadora Coelho Pinto, Cleuter Tenazor Tananta, Carlos Alberto Gossel Pereira e Luiz Ataíde sendo homenageados pela Escola Estadual Duque de Caxias em 2015 no dia 5 de setembro).

Por Luiz Ataíde

Monteiro Lobato já dizia que “um país se faz com homens e com livros”, o livro ainda continua como principal meio de comunicação para difundir a cultura de nosso povo, é a base do progresso de um país em cultivar seus valores históricos em todos os sentidos, destacando-se os livros escolares, religiosos, literatura, tecnologia, etc.

Os avanços tecnológicos propiciam um novo lazer para a leitura, porém para muita gente ainda não chegou o momento em tirar o encanto em folhear um livro, virar suas páginas, sentir nos dedos o toque mágico do papel, saborear uma boa leitura numa cadeira de balanço, numa rede, na cama, e viajar no tempo e no espaço, voltar-se para as belas coisas que o mundo muitas vezes ao nosso redor nos mostra e não temos sensibilidade em perceber acontecimentos que vivenciamos em nosso contidiano. Na era que vivemos, muitas pessoas preferem a leitura eletrônica, respeitamos o gosto de cada um, mas particularmente, não possui a mesma mágica de ter um livro entre nossas mãos.

No Alto Solimões, somos carentes de autores regionais que expressem nossas ricas histórias em todos os sentidos, nossas lendas, motivo pelo qual temos que “engolir” lendas e relatos de outros países, sem conhecermos nossas próprias raízes. É preciso dar oportunidade para nossa juventude com de eventos e concursos escolares de poesias, contos, prosas, romances, lendas, etc.com prêmios e publicação dos melhores trabalhos, como incentivos no descobrimento de valores escondidos e que não têm oportunidades de expressar suas aptidões literárias.

Ainda bem que em nosso Alto Solimões existam pessoas que persistem em perpetuar nossa historicidade, por Benjamin Constant citamos Celdo Braga com o livro Mito X Realidade; Gerson Luzeiro e Ruy Magalhães que juntos escreveram Causos e Estoritas de Benjaminenses. Em Atalaia do Norte com O Polir da Pérola de autoria de Carlos Heleno Lucena. Em Tabatinga com  Maria Auxiliadora Coelho Pinto e Cleuter Tenazor Tananta com Tabatinga e Suas Lendas; O Poeta da Amazônia de autoria de Carlos Alberto Gossel Pereira, em mais recentemente Luiz Ataíde Tabatinga – Crônicas Fronteiriças.

Autores que se tornam os arautos de nossa região, cumprindo sua função social e intelectual revendo os aspectos que revestem a natureza de nossa historicidade aos olhos de nosso povo, como escritores e poetas descrevem imagens de uma época que moldaram o futuro que vivemos.

A data de 29 de outubro dedicada ao Dia Nacional do Livro, foi escolhida porque em 29.10.1810, foi fundada a Biblioteca Nacional, por determinação de D. João VI.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários