Foto: Pedro Cavalcante -
Ascom/MTPAAssessoria de Comunicação
Os aeroportos de Curitiba, Vitória, Belo
Horizonte, Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Florianópolis, todos da Rede Infraero,
estão no ranking dos aeroportos mais pontuais do mundo.
Trinta aeroportos e quatro empresas aéreas
brasileiras foram avaliados e classificados pela consultoria britânica
especializada em aviação, OAG, em relação à pontualidade de partidas e chegadas
dos voos. Desses, oito terminais receberam classificação máxima, cinco
estrelas, 16 ficaram com quatro estrelas e outros seis receberam três estrelas.
O Aeroporto de Porto Seguro (BA) foi o melhor colocado (19º) de acordo com o
índice de pontualidade (87,8%) entre os terminais do país, com quase 10 mil
operações registradas no período contínuo de 12 meses.
>> Acesse aqui o relatório da OAG
O levantamento da OAG, divulgado neste mês de outubro, considerou o período entre outubro de 2016 e setembro de 2017, classificando 489 aeroportos ao redor do mundo. No caso dos terminais, é considerado pontual o voo que chega ao destino ou sai em até 15 minutos além do programado. Entre os principais terminais do Brasil que receberam cinco estrelas estão Curitiba (38º lugar), Brasília (39º), Confins (45º) e Porto Alegre (46º), com índice de pontualidade de 86,1%, 85,9%, 85,3% e 85,2%.
Entre aqueles que registraram mais de 100
mil operações chegadas/partidas no período, o Aeroporto de Brasília é o melhor
classificado quanto à pontualidade. O Aeroporto do Galeão ficou em 68º lugar
(84,4%), Congonhas em 92º (83,2%), ambos com quatro estrelas; Viracopos em 150º
e Guarulhos em 171º, os dois com três estrelas.
O Aeroporto de João Pessoa teve o menor índice pontualiade entre os 30 terminais brasileiros analisados pela OAG, com 80,9% e classificação de três estrelas. Em 12 meses, o aeródromo registrou quase 11 mil operações.
No ranking geral da consultoria britânica,
os terminais de Tokusima e Kochi, no Japão, e Hilo (EUA) foram os três melhores
classificados, com cinco estrelas, quanto à pontualidade: 92,8%, 91,5% e 91,3%,
respectivamente. Contudo, a operação desses aeroportos foi menor do que 15 mil
no período analisado. Já o terminal de Birmingham, no Reino Unido, foi o quinto
melhor colocado e o único entre os dez primeiros que tem movimento acima de 100
mil operações.
CIAS. AÉREAS – Na
classificação das 134 empresas aéreas, a empresa low cost (baixo custo)
sul-africana, Safair, teve o melhor índice de pontualidade, 94,9%. No casos das
companhias aéreas, o tempo de espera é definido como chegadas que ocorrem
estritamente menos de 15 minutos após a hora prevista inicialmente.
Entre as brasileiras, a Azul teve o melhor
índice, 84,6%, e ficou em 22º lugar. Em seguida foi a GOL (83,1%), depois a
Latam (81,7%) e Avianca (76,8%), com as seguintes colocações no ranking: 29º,
37º e 67º, respectivamente. Das quatro companhias, a Avianca teve 82 mil
operações no período e classificação de três estrelas. As outras três ficaram
com quatro estrelas e registraram mais de 220 mil de partidas e chegadas.
ÍNDICE DA OAG – O relatório
da OAG avaliou companhias aéreas e aeroportos que tiveram no mínimo 600
operações por mês. Em relação às classificações de estrelas, elas variam de uma
a cinco. As empresas aéreas e terminais com o melhor desempenho no tempo
receberam cinco estrelas.
Ministério do Transporte
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