Foto: Reprodução/Internet
A Infraero, que continua sendo a maior
operadora aeroportuária da América Latina, opera oito dos 15 aeroportos
avaliados com nota superior a quatro na pesquisa de satisfação do passageiro
realizada no terceiro trimestre (julho a setembro) deste ano pela Secretaria
Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação
Civil. O resultado é superior à nota 4 definida pelo Governo Federal.
Nas notas gerais dos aeroportos da empresa,
Congonhas, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e Santos
Dumont tiveram desempenho avaliado entre bom e muito bom. Entre esses
terminais, os destaques ficaram com Cuiabá, que teve uma evolução de 19% em sua
nota na comparação com o mesmo trimestre de 2016, e Curitiba (4,76), Santos
Dumont (4,45) e Recife (4,42), que tiveram notas acima da média (4,42) na
categoria de 5 a 15 milhões de passageiros por ano.
“Os resultados refletem a atenção e o
monitoramento frequentes que a Infraero tem com seus aeroportos, fazendo o
intercâmbio de melhores práticas entre os terminais, sempre buscando o melhor
resultado para atender aos seus clientes, sejam eles passageiros, empresas
aéreas, concessionários e órgãos públicos. Como visto nos resultados, a
Infraero prima pela cordialidade com os usuários dos aeroportos.”, afirma o
presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.
A avaliação varia de 1 a 5 (muito ruim,
ruim, regular, bom e muito bom) e envolve 37 indicadores que englobam
infraestrutura aeroportuária, facilidades ao passageiro, companhias aéreas,
órgãos e transporte públicos. Salvador, que também é administrado pela
Infraero, teve nota geral muito próxima à meta (3,95), com uma evolução de 2,3%
em comparação à pesquisa do mesmo período de 2016.
Entre os 37 indicadores, a Infraero se
destacou em facilidade de desembarque no meio-fio, tempo na fila e
confiabilidade na inspeção de segurança, cordialidade dos funcionários da
inspeção, qualidade da sinalização, disponibilidade e qualidade de painéis de
voo, disponibilidade e limpeza de sanitários, oferta de assentos nas salas de
embarque, sensação de segurança, confortos térmicos e acústicos, tempo de fila
e cordialidade no check-in, restituição de bagagem, serviços de imigração e
aduana e transporte público.
Mais aeroportos em avaliação
A Infraero terá mais aeroportos sob a
avaliação dos passageiros. A partir do mês que vem, os aeroportos de Belém
(PA), Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) passam a
integrar a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro. Com essa inclusão,
87% da movimentação de passageiros será coberta pela pesquisa. “Queremos
ampliar esse escopo e ver como anda os demais terminais brasileiros em relação
à gestão e a entrega dos serviços aos usuários do transporte aéreo”, disse o
secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, ao site do ministério dos
Transportes, Portos e Aviação Civil.
Metodologia
A pesquisa da Secretaria Nacional de
Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil avaliou os
aeroportos de Brasília, Confins, Congonhas, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza,
Galeão, Guarulhos, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, Santos Dumont
e Viracopos. Ao todo, 13,6 mil passageiros em voos domésticos e internacionais
foram entrevistados.
Os dados têm um intervalo de confiança de
95% e margem de erro de 5%. As entrevistas com os passageiros foram feitas nos
horários de maior fluxo nos aeroportos, de acordo com o planejamento de voos
regulares aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a fim de que
seja obtida a opinião do passageiro no momento em que o aeroporto apresenta
maior concentração de atividades em operação.
A pesquisa completa está disponível no
endereço http://www.transportes.gov.br/ultimas-noticias/5413-pesquisa-de-satisfa%C3%A7%C3%A3o-do-passageiro-passar%C3%A1-a-ter-20-aeroportos-avaliados.html
Com informações de assessoria da Infraero
Seja o primeiro a comentar
0 Comentários