ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-Am - Professores se manifestam pelo não pagamento do abono do FUNDEB e acabam na 4ª DIPC

22/09/2017, sexta-feira

Fotos: Carlos Gossel

Professores manifestantes aguardam a justiça para receber seu abono, jornalista agredido em frente à Prefeitura de Tabatinga

Tabatinga (AM) – Às 17h, cerca de oitenta professores da rede municipal de ensino se concentraram em frente ao prédio da Justiça Federal em Tabatinga (AM), na Aires da Cunha, no bairro Ibirapuera.

Os professores com os gritos de guerra “abono já” e “Cadê o nosso dinheiro?” seguiram com bastante buzinaço pela Avenida da Amizade, com cartazes, e de motocicletas  até a Prefeitura de Tabatinga, distante 1 km distante, aonde inicialmente cantaram o Hino Nacional e depois o Hino do Amazonas.

Assessores do prefeito convidaram quatro professores líderes da manifestação para negociar dentro do prédio da prefeitura com o prefeito Saul Bemerguy, enquanto os outros manifestantes aguardavam do lado de fora. Uma das líderes do movimento ao sair informou “que vai ser pago...não disse quando [o prefeito]...só disse que quando terminar a gestão aí do ano ele vai pagar, então como hoje já formalizamos a nossa [reclamação] no Ministério Público, e também ele não disse que ia dá ou não ia dá o extrato nós vamos esperar o Mistério Público pedir o extrato bancário deles, que eu acho que lá não vão poder negar...”

Após a saída dos líderes o jornalista Roney Elias foi agredido na hora em que filmava a entrada da porta da prefeitura. Veja como registrou em seu BO na Polícia Civil:

“Comunica que hoje, [21/09], por volta das 19h, estava em frente a prefeitura municipal realizando a cobertura da manifestação dos professores municipais, quando o autor [Secretário de Obras, Donizete Matos] saiu do interior do prédio da prefeitura e mandou que se retirasse do local, porém o autor não se contentou com a resposta negativa do declarante e lhe agrediu com um soco no lado esquerdo de seu rosto. Por consequência disto, o capacete que estava em sua cabeça acabou caindo e atingindo a senhora Márcia Ney Silva do Nascimento, a qual está grávida de 07 meses.”

Após a confusão acontecida na porta da prefeitura, os professores e o jornalista Roney Elias, da Rede Amazônica, às 19h20min, seguiram para a 4ª Delegacia Interativa de Polícia Civil, em Tabatinga (AM), afim de fazer BO aos quais sairam do local às 20h.

Conforme informaram os professores, entraram com um requerimento no MPE solicitando o pagamento do abono pela Prefeitura de Tabatinga que veio através do FUNDEB em junho/2017 para os professores da rede municipal de ensino, o valor seria R$ 6.468.000,00, e conforme o art. 22 da Lei 11.494/2007 esse dinheiro não pode ser utilizado para outros fins.

Estiveram presentes na manifestação junto com os professores o vereador Hilal Hayssan e o radialista Otávio Souza. O vereador Jackson também esteve mais se encontrava com o prefeito Saul na prefeitura.

Essa foi a primeira manifestação contra a administração do Saul, a quase apenas nove meses de seu atual mandato. 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários