ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Diocese do Alto Solimões repudia suposto massacre ao índios "Flecheiros" e denuncia maltrato à Amazônia

13/09/2017, quarta-feira

Foto: Blog Tabatinga em Flash (Catedral Santos Anjos) e Divulgação (Nota)

Tabatinga (AM) – A Diocese do Alto Solimões emitiu uma nota à imprensa , segunda-feira dia (11/09), repudiando ao suposto massacre dos índios isolados conhecidos com “Flecheiros” acontecido no mês de agosto deste ano no rio Jandiatuba, no município de São Paulo de Olivença, no Amazonas, distante 140,11 km de Tabatinga (AM) e 983,74 km de Manaus (AM), e denuncia os prejuízos que a mineração provoca há anos no rio Jandiatuba, em meio à Amazônia.

Veja abaixo a nota na íntegra:

NOTA DA DIOCESE DO ALTO SOLIMÕES SOBRE OS FATOS OCORRIDOS NAS TERRAS DO JANDIATUBA

“Os povos indígenas têm o direito coletivo de viver em liberdade, paz e segurança como povos distintos, e não serão submetidos a qualquer ato de genocídio ou a qualquer outro ato de violência...”. DPI art 7º # 2)

A Diocese do Alto Solimões, ao tomar conhecimento do suposto massacre dos índios isolados conhecidos com flecheiros acontecido no mês de agosto deste ano no rio Jandiatuba (São Paulo de Olivença), na Terra Indígena do Vale do Javari, e envolvendo garimpeiros que trabalham no local, quer manifestar seu máximo repúdio a este e a todo ato de violência para com nossos irmãos indígenas, denunciar os prejuízos que a mineração provoca há anos no rio Jandiatuba e lamentar o patrocínio pelo poder público federal à mineração em detrimento das minorias, especialmente dos Povos Indígenas.

Pede que o Governo federal assuma com firmeza seu papel constitucional e subsidiário na política indigenista, respeitando e protegendo as terras demarcadas e completando as demarcações na calha do Jundiatuba e garanta uma efetiva proteção às áreas indígenas fortalecendo as bases de vigilância da FUNAI, que nestes últimos anos sofrem com o descaso e os cortes de recursos.

Manifesta seu total apoio ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal para que as investigações iniciadas possam ter seu desenvolvimento e punam os suspeitos mandantes e executores deste vil crime, auspicando que seja feita efetiva justiça.

Reafirma com palavras do papa Francisco que “é preciso assumir a perspectiva dos direitos dos povos e das culturas, dando assim provas de compreender que o desenvolvimento dum grupo social supõe um processo histórico no âmbito dum contexto cultural e requer constantemente o protagonismo dos atores sociais e locais a partir da sua própria cultura” (Encíclica Laudato Si n. 144).

Agradece as muitas manifestações de solidariedade e apoio de bispos e entidades que nos chegaram nestes dias pelos diferentes meios de comunicação.

Nossa Senhora Aparecida da Assunção, padroeira da Diocese, interceda e proteja a quantos, pela ganância e sede de lucro de poucos, são ameaçados e desrespeitados em seus direitos.

Tabatinga, 11 de setembro de 2017

Dom Adolfo Zon Pereira
Bispo de Alto Solimões – AM

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários