ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Amazonas - Todos os olhos voltados para o Supremo

28/09/2017, quinta-feira

Foto: ACrítica

No mesmo dia em que a Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM) daria posse ao governador eleito Amazonino Mendes (PDT) - 5 de outubro - o Supremo Tribunal Federal marcou um julgamento que pode ter reflexos no resultado da eleição suplementar.  O STF vai apreciar duas ações diretas de inconstitucionalidade que contestam o Código Eleitoral e defendem a autonomia dos Estados para realizar eleições em caso de mandato-tampão.

Argumento  As ações movidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo PSD têm como relator o ministro Luís Roberto Barroso e defendem regra da Constituição que estabelece eleição indireta quando a vacância dos cargos no Poder Executivo (titular e vice) se der nos dois últimos anos de mandato.

Coincidência   A data agendada pelo STF para julgar as ações é a mesma pré-definida pela ALE/AM para dar posse a Amazonino Mendes. Sem justificar o motivo, a Mesa Diretora da Casa mudou o dia da posse para 10 de outubro.

Zen  Preocupados com a instabilidade causada pela pauta de julgamento do STF - já que há outras ações que também tentam barrar a eleição suplementar -  vários aliados de Amazonino dispararam telefonemas para ele ou foram visitá-lo em casa. Se espantaram com a paz e a tranquilidade do pedetista. 

Acrítica


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários