ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#BenjaminConstant-AM - Festa Junina Interescolar apresenta danças tradicionais da antiga JUNPOP em Benjamin Constant

07/07/2017, sexta-feira

Foto: Divulgação/PMBC

Benjamin Constant (AM) - O evento de caráter educativo, social e cultural foi realizado no período de 28 de junho a 2 de julho no Centro Cultural Alcino de Almeida Castelo Branco em Benjamin Constant. Organizado e desenvolvido pelas escolas da rede pública de ensino, a Festa Junina Interescolar foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social (SEMAS), Saúde (SEMSA) e Cultura (SEMC), com o apoio da Prefeitura de Benjamin Constant.

Visando contribuir com o enaltecimento das tradições e com o desenvolvimento cultural de Benjamin Constant, a SEMED inovou o formato das festas juninas em 2017. Reunindo toda a rede de ensino em três noites de apresentações, contou com a participação das escolas estaduais na primeira noite. A segunda e terceira noite teve as apresentações das sete escolas municipais. O Projeto Festa Junina Interescolar contemplou ainda o Arraial da Assistência Social e o Arraial da Saúde, realizados nos dias 01 e 02 de julho, respectivamente.

As apresentações das escolas municipais, na noite de quinta-feira (29/06), além de desenvolverem a ação educativa através das atividades didático pedagógicas, contribuíram com a valorização das tradições culturais. As danças fizeram os espectadores reviverem os grandes momentos da Festa Junina Popular (JUNPOP) – primeira manifestação cultural de Benjamin Constant que reuniu e apresentou as diversas tradições existentes nas regiões do Brasil, levando o município a ser reconhecido como Cidade Cultural do Alto Solimões. Dança Portuguesa, Dança dos Africanos, Dança da Ciranda e Dança do Gambá foram algumas das apresentações desta noite.

Para a Secretária de Educação, Prof.ª Dr.ª Antônia Rodrigues, o evento é de suma importância, não somente para a comunidade escolar, mas também para a população benjaminense. “A Festa Junina Interescolar está oferecendo este momento de interação entre as escolas e a comunidade local. Isso possibilita a todos acompanharem e participarem das programações escolares, pois o arraial também é um projeto didático pedagógico que estamos tendo a oportunidade de assistir hoje a sua culminância”, destacou a secretária.

Na segunda noite de arraial das escolas municipais, as apresentações foram Beniguim na Arca de Noé, Xote das Meninas, Dança da Dona Baratinha, Quadrilha do Olavão, Carimbó do Açaí, Dança da Floresta e a Dança Cabocla.

O Projeto Festa Junina Interescolar teve como tema “Resgatando e Inovando a Cultura Popular”. Quadrilha do Chaves e Quadrilha Boneca de Trapo foram as atrações convidadas.

Por Olivaldo Bruno – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Benjamin Constant


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários