ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Colômbia - Tragédia: Embarcação que levava 150 turistas naufraga na Colômbia

26/06/2017, segunda-feira

Foto: Reprodução internet

Segundo autoridades locais, há ao menos nove mortos e 28 desaparecidos

AFP

Uma embarcação transportando umas 150 pessoas naufragou neste domingo dia (25/06), na represa El Peñol de Guatapé, local turístico do nordeste da Colômbia, deixando ao menos nove mortos e 28 desaparecidos, informaram fontes oficiais.

"No momentos já temos oficialmente nove pessoas que foram encontradas mortas" e há "mais ou menos umas 28 pessoas reportadas como desaparecidas", disse a jornalistas Margarita Moncada, diretora do Departamento Administrativo do Sistema de Prevenção, Atenção e Recuperação de Desastres (Dapard), do governo da Antioquia.

A embarcação 'El Almirante', de quatro conveses, transportava umas 150 pessoas, informou a Força Aérea em um comunicado.

O navio naufragou por volta das 14h locais (16h de Brasília) a 68 km de Medellín, capital do departamento, disse à AFP uma fonte do governo, que qualificou a situação como grave.

"Frente à emergência em Guatapé, @FuerzaAereaCol e organismos de socorro atendem a situação. Estamos prontos a dar a assistência requerida", escreveu o presidente Juan Manuel Santos em sua conta no Twitter.

Mais cedo, a Força Aérea colombiana reportou o envio de um helicóptero UH-60 ÁNGEL para ajudar na emergência. Outros dois helicópteros da Sétima Divisão do Exército, que opera em Antioquia, também seguiram para o local, informou a autoridade em mensagem a jornalistas.

"Nossas aeronaves e tripulações estão prontas para evacuar as pessoas mais graves e que requeiram atendimento imediato", informou a Força Aérea.

O corpo de bombeiros da Colômbia anunciou o envio de homens dos municípios de Rionegro, Envigado, Marinilla, Guarne, El Peñol e Medellín para o local. "O naufrágio foi extremamente rápido, ocorreu em poucos minutos (...) e as embarcações que estão no local prestam os primeiros socorros", declarou o capitão Luis Bernardo Morales, comandante dos bombeiros de Envigado.

O capitão informou que as causas do naufrágio ainda são desconhecidas. "O que vimos nos vídeos é que o barco estava muito perto do porto, muito perto do cais (...) e não sabemos se o naufrágio ocorreu por uma falha mecânica, por superlotação ou uma questão de correntes".

O naufrágio foi registrado em um vídeo que começou a circular nas redes sociais. Dezenas de embarcações aparecem aproximando-se do local para resgatar os ocupantes. As pessoas resgatadas foram levadas ao hospital municipal, explicou a fonte do governo.

Organismos de socorro também se dirigem por terra ao local, que tem grande afluência de turistas em fins de semana prolongados, pois a segunda-feira é feriado na Colômbia, acrescentou a fonte.
Os turistas, tanto locais quanto estrangeiros, vão a esta represa, de propriedade das Empresas Públicas de Medellín (EPM), para fazer passeios de uma ou duas horas por suas águas em embarcações de dois ou três conveses.

O Tempo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários