ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#BenjaminConstant-AM - Secretaria de Cultura realiza 1ª Semana de Exposições Culturais e Artísticas de Benjamin Constant


13/05/2017, sábado


Fotos: Divulgação PMBC

Benjamin Constant (AM) - A Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) em associação com a Secretaria Executiva de Turismo através da Coordenação de Eventos, promoveu nos dias 10, 11, 12 e 13 de maio, a Semana Municipal de Exposições Culturais e Artísticas de Benjamin Constant. O evento foi realizado no hall da Biblioteca Pública Francisco Soares de Assis, no horário de 8 às 18 horas.

Para dona Manuelita Ramires, que participa expondo pintura em tecido, pet work e crochê em pintura, a oportunidade de comercializar suas produções em uma feira é muito válida, uma vez que isso valoriza o artesão. “É a primeira vez que participo de uma exposição pública. Com isso não somente eu, mas as demais artesãs, visamos a valorização dessa classe. Entendemos que o evento é uma ocasião de vender tudo aquilo que com dedicação produzimos”, enfatizo a artesã.

A Semana faz parte do Projeto Visão ao Artesão que tem como finalidade proporcionar um espaço aos artesãos benjaminenses para que possam expor e comercializar suas criações artísticas. Tricô, esculturas, crochê, pinturas, trabalhos de reciclagem, entalhos em madeira são alguns dos objetos que estão sendo expostos.

A ideia da SEMC é manter o Projeto com exposições permanentes, segundo o secretário. “A Secretaria vem a ser uma espécie de vitrine para os artesãos, onde estes têm espaço para mostrar seus trabalhos. A proposta do Projeto Visão ao Artesão, que tem total apoio do Prefeito David Bemerguy, é dar visibilidade aos artistas locais, que muitas vezes passam despercebidos, deixando de comercializarem suas obras por falta de uma oportunidade como esta”, declarou Anderson.

Atualmente o Projeto conta com 30 artesãos cadastrados e também a participação de 3 associações de artesanatos indígenas, como explica o coordenador de eventos Jerimar Oliveira. “Temos hoje no projeto artesãos indígenas e não indígenas, e também as associações. Isso foi possível através de um cadastro realizado pela SEMC, onde as pessoas voluntariamente se inscreveram. Hoje, dez artesãos – entre homens e mulheres, estão tendo essa importante participação na realização deste Projeto", disse.

O Projeto tem o patrocínio da Prefeitura de Benjamin Constant e apoio do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM), Coordenação da Biblioteca Pública Municipal e Assessoria de Comunicação da PMBC.

Por Olivaldo Bruno – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Benjamin Constant.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários