ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tabatinga realiza emissão de alerta sobre a cheia do Rio Solimões em 2017

29/03/2017, quarta-feira

Fotos: Divulgação

Tabatinga (AM) - O evento aconteceu na ultima segunda-feira dia (27/03),  no auditório da UEA. Participaram do evento autoridades locais como representantes da Marinha, Exercito, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lideranças de diversos segmentos da sociedade tabatinguense, membros da defesa Civil de Benjamim Constant, vereadores, a imprensa local, Corpo de Bombeiro de Tabatinga, Secretários municipal acompanhados do prefeito em exercício Sr. Plinio Cruz.

Como único palestrante do evento, participou o Secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil Sr. Gildasio Aráujo da Silva, que falou sobre o período da cheias que se aproxima, onde ocorre um aumento nos índices pluviométricos para níveis superiores aos da normalidade hidrológica, comprometendo necessariamente a segurança, com severo impacto negativo à comunidade afetada.

O Secretário explanou também que o alerta no município de Tabatinga baseia-se em dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (CENAD), Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). E também nas condições monitoradas de órgãos parceiros do Peru (INDECI, SENAMHI, COER), que acompanham a evolução hidrológica e climatológica do Peru.

É importante enfatizar que durante a emissão do alerta o Secretário informou que este ano teremos uma cheia no Alto Solimões de médio porte. Na oportunidade foi assinado pelo prefeito em exercício Sr. Plinio Cruz o Plano para Enfrentamento da Enchente de 2017.

O vice-prefeito enfatizou a importância do evento para o planejamento do poder público, assim como de toda a sociedade, pois conhecendo a problemática fica mais fácil trabalhar ações especificas para a situação de anormalidade, diminuindo o sofrimento da população.

Com informações de assessoria da Defesa Civil de Tabatinga (AM)


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários