ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#BenjaminConstant - Benjamin Constant é contemplado com Projeto ISCOS Solimões Sustentável

27/03/2017, segunda-feira

Foto: PMBC

Benjamin Constant (AM) - Em 01 de janeiro de 2017 começaram atividades do projeto Mesorregião Amazônica do Alto Solimões Sustentável e Participativa, projeto de cooperação financiado pela União Europeia e Istituto Sindacale per la Cooperazione allo Sviluppo (ISCOS) - ONG italiana e o Instituto de Tecnologia para o Agronegócio e Meio Ambiente Selva Amazônica (ITASA).

O objetivo desta intervenção é fortalecer as organizações da sociedade civil para a boa governação nos âmbitos da participação no desenvolvimento sustentável na Mesorregião Amazônica do Alto Solimões. Especificamente, o projeto vai fortalecer as oportunidades para o planejamento participativo e divulgação de boas práticas na agricultura familiar para a melhorar as cadeias de valor e das medidas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Esta ação vai beneficiar indiretamente mais de 250.000 pessoas em 9 municípios envolvidos.

Este projeto tem princípios básicos e método de intervenção com base em critérios claros, que são a sustentabilidade institucional, defesa de políticas públicas, metodologias endógenas e participativas de produtor a produtor, coordenação e coerência entre os atores institucionais, planejamento com base no potencial do território do Alto Solimões, participação ativa e de protagonismo de associações de produtores em todo o processo e interação com os governos locais.

Missão ISCOS 2017

De 5 a 15 de março chegou o estado do Amazonas uma missão do ISCOS, da Itália, para se reunir com as autoridades e parceiros envolvidos nesta iniciativa a fim de confirmar a pertinência das ações e preparar as condições de gestão, logístico e técnico para a boa implementação do projeto. Vale ressaltar que ISCOS está presente na região amazônica do Alto Solimões durante os últimos 7 anos, tendo boa experiência metodológica e conhecimento do território.

Esta missão foi composta pelo representante do ISCOS Nacional – Plinio Limata, do gerente de projeto na Itália – Paolo Pozzo e da chefe do projeto no Brasil – Silvia Ayon, acompanhados pelo coordenador nacional do projeto ISCOS "Solimões Sustentável" – Mauricio Veloso. Esta missão teve a oportunidade de se reunir com os principais parceiros ITASA e a equipe técnica em Manaus, chefiada pelo seu presidente Teófanes Júnior, para planejar a gestão e a parte técnica do projeto. Também foram realizadas reuniões institucionais com a Agência do Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), através do seu presidente, Lisandro Breval, onde foi possível formar alianças para apoiar questões de comercialização do projeto e coordenar alguns eventos e feiras no território.

Em Manaus, a missão italiana teve a oportunidade de se reunir com o secretário de Estado da Produção Rural – Hamilton Nobre Casara, e a equipe técnica da SEPROR, onde foi apresentado o projeto. A disponibilidade e abertura do secretariado para ajudar e coordenar ações conjunta foi importante. Neste contexto, foi acordado como uma primeira iniciativa a realização de uma missão técnica para região do Alto Solimões, para trabalhar uma agenda comum de assistência técnica e extensão rural entre projeto ISCOS, SEPROR e Prefeituras. Também foi realizada uma reunião com o representante do Fórum de Desenvolvimento integrado e sustentável da Mesorregião do Alto Solimões onde foi analisado as ações a serem assumidas pelo projeto para apoiar este processo com as prefeituras para serem envolvidos nela, com formação dos conselhos municipais de desenvolvimento rural. Em Benjamin Constant a reunião aconteceu com o prefeito David Nunes Bemerguy, que manifestou interesse em continuar a apoiar as atividades do projeto, principalmente na associatividade, a produção agroecológica e fortalecimento da cadeia de valor.

Por Olivaldo Bruno, Assessor de Comunicação da PMBC.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários