ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#BenjaminConstant-AM - Semed e Semsa realizam capacitação do Programa Saúde na Escola em Benjamin Constant

20/03/2017, segunda-feira

Foto: Divulgação PMBC

Benjamin Constant (AM) - A Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e SEDUC, todas de Benjamin Constant (AM), promoveram na nesta sexta-feira (17/03) a primeira capacitação do Programa Saúde na Escola (PSE). A abertura do encontro foi realizado no auditório da Escola Municipal Professora Graziela Corrêa de Oliveira.

A formação do PSE contou com a participação da Coordenadora Estadual, Zuleide Pereira Gomes, e pelas coordenadoras locais, Gicely Freitas da Rocha (PSE-Semed) e Fernanda Braga (PSE-Semsa) e, também, do coordenador local do PSE-Seduc, Valber Ipuchima.

O Programa Saúde na Escola tem como objetivos, promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação; Articulando as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis. Com isso, contribui para a constituição de condições para a formação integral de educandos.

A abertura da capacitação contou com as presenças do Prefeito Municipal, David Nunes Bemerguy, da Secretária de Ação Social, Jonatha Melly Chapiama Franco e demais secretários municipais.

O PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

O Programa vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Por Olivaldo Bruno, Assessor de Comunicação da PMBC

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários