27/03/2017, segunda-feira
Foto: Infraero
A Infraero apresenta suas principais
oportunidades de negócios no Aeroporto de Congonhas, que receberá nesta
quinta-feira (30/3) a sétima edição do Voo de Negócios, evento da estatal para
buscar parcerias com empresários interessados em iniciar um empreendimento nos
terminais de passageiros, em áreas externas e operacionais, além de negócios em
soluções logísticas.
Os aeroportos administrados pela empresa
estarão divididos em cinco regiões e vão apresentar os 2,5 mil pontos
comerciais nos terminais de passageiros, sendo 958 disponíveis pelo Brasil, e
que podem oferecer produtos e serviços aos passageiros, funcionários e
frequentadores. “Quem vira parceiro da Infraero em um aeroporto fecha negócio
com o Brasil inteiro. Nossos aeroportos são como um grande mercado, cheio de
oportunidades, por onde circulam passageiros, empregados, prestadores de
serviço, empresas aéreas ou um visitante”, afirma o presidente da Infraero,
Antônio Claret de Oliveira.
O potencial se destaca pela receita
comercial da Infraero e pelo volume de negócios prospectados nas edições
anteriores do Voo de Negócios. Na arrecadação do ano passado, a empresa obteve
R$ 1,145 bilhão com os contratos de concessão comercial nos segmentos de
alimentação, varejo e serviços. Só no Aeroporto de Congonhas, que tem 121
pontos comerciais e está com 26 deles livres, a receita foi de R$ 161,27
milhões. Quando se fala em prospecção de valores, as seis edições já realizadas
do Voo de Negócios apontam para quase R$ 120 milhões em contratos que podem ser
viabilizados, conforme sinalização do empresariado que participou dos
encontros.
“A Rede Infraero movimentou 104,8 milhões
de viajantes e 1,58 milhão de pousos e decolagens por todo o Brasil. Tratam-se
de clientes que sempre têm demandas a serem atendidas por lojas, prestadores de
serviços ou ações eventuais, já que são pessoas e empresas que estão em viagens
de negócios ou de lazer”, argumenta Claret.
Áreas externas
Fora dos terminais de passageiros também é
possível gerar negócios, seja para atender passageiros, empresas aéreas ou o
entorno dos aeroportos. Nas áreas externas há 2 milhões de m² distribuídos em
63 projetos que já contam com estudos de viabilidade econômica prontos ou em
elaboração que contemplam aeroportos como Congonhas, Santos Dumont, Jacarepaguá,
Recife, Curitiba, Belém, Manaus e Vitória.
Os espaços estão disponíveis para
empreendimentos como hotéis, centros comerciais, estacionamentos,
megalojas, home centers, postos de gasolina, concessionárias de veículos,
hangares e parques de abastecimento de aeronaves, todos com indicadores
financeiros já prontos ou em elaboração. São locais cuja destinação pode ser
definida pela Infraero ou pelo mercado. “Os estudos e análises são conduzidos
pela empresa e na prospecção, se for detectado que o parceiro pode estar
interessado em dar outra destinação, novas análises poderão ser feitas em
aproximadamente um mês. A ideia é buscar a melhor parceria possível”, afirma o
superintendente de Áreas e Serviços Aéreos, Claiton Faria.
Carga
A Infraero também apresentará suas Soluções
Logísticas no Voo de Negócios de Congonhas. Na edição da capital paulista, a
nova estratégia de negócios terá duas grandes frentes, com a divulgação e
prospecção de concessões dos terminais de logística de carga e a apresentação
do potencial de serviços e soluções aos clientes e potenciais parceiros.
As ações-chave serão as Soluções Logísticas
Integradas, que já estão em andamento com as concessões comerciais dos
terminais de logística de carga de Goiânia e Curitiba e que estão com licitações
publicadas para Vitória e São José dos Campos. “Essa é uma estratégia que
pretende otimizar as operações logísticas nos aeroportos. Temos áreas em todos
os nossos aeroportos que podem ser exploradas por um parceiro concessionário
que poderá oferecer soluções logísticas personalizadas, estabelecer políticas
de fidelização de clientes, além de operações que integrem a intermodalidade.
Assim, a tendência é que tenhamos aumento de receita, redução de custos e
ampliação dos serviços oferecidos”, avalia o superintendente de Logística de
Cargas, Edson Nogueira.
Caminho para a parceria com a Infraero
A Infraero oferece ao mercado uma
ferramenta aos interessados em investir nos aeroportos. Por meio endereço www.negociosaeroportuarios.com,
os empreendedores podem estabelecer uma troca de informações para construir uma
prospecção comercial mais apurada, sinalizando para Infraero quais são as
demandas do mercado, além de poder conhecer as possibilidades oferecidas pela
empresa em seus aeroportos.
Também é possível saber quais são as
licitações em curso, pesquisando tanto por objeto como por aeroporto, além de
acompanhar o desenrolar dos processos, podendo o interessado se cadastrar para
receber as informações atualizadas e pontuais.
A Infraero trabalha com duas
modalidades de contratação:
Com processo licitatório:
•
Concessão de uso de área sem investimento: dentro dos terminais de
passageiros (varejo, alimentação, mídia e serviços) e áreas externas (Complexos
Logísticos), com prazos de até 120 meses.
•
Concessão de uso de área com investimento: nas áreas externas (hotel,
centro de convenções, complexos logísticos, home centers e supermercados), com
prazos de até 300 meses.
Com processo de credenciamento, dispensa ou
inexigibilidade de licitação:
•
Ações eventuais, promocionais e publicidade: atividades de experimentação,
degustação, lançamento ou exposição de produtos e serviços, com prazos de até
06 (seis) meses.
SERVIÇO
VOO DE NEGÓCIOS – AEROPORTO DE CONGONHAS
Data: 30/3
Hora: 18h
Local: Pavilhão de autoridades do
Aeroporto de Congonhas
Contato: (11) 5090-9150 / agalderisi.cnsp@infraero.gov.br
Com informações de assessoria da Infraero
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